Olhar Jurídico

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Geral

​CANDIDATO A VICE-PRESIDENTE

“Não pude recusar este convite justamente porque é a Gisela. Serei um soldado deste projeto”, diz Guimarães Junior ‘For’ ao integrar chapa

Foto: Reprodução

“Não pude recusar este convite justamente porque é a Gisela. Serei um soldado deste projeto”, diz Guimarães Junior ‘For’ ao integrar chapa
O advogado José Carlos Guimarães Junior será o candidato a vice-presidente na chapa de Gisela Cardoso, que disputará à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT) para o triênio 2022/2024. Mais conhecido por “For”, atualmente, Guimarães Junior é conselheiro Federal da Ordem.
 
Leia mais:
Encontro em Lucas do Rio Verde com Gisela Cardoso destaca papel das mulheres neste pleito
 
"Eu não pude recusar este convite justamente porque é a Gisela Cardoso. Ela sempre foi uma pessoa que apoiei, representa nosso segmento e conhece todo o sistema OAB. Eu sempre acreditei em seu potencial e a vejo como presidente de nossa instituição”, disse For.
 
A trajetória de Gisela Cardoso, conforme Guimarães Junior, a credenciou a concorrer ao cargo mais alto da Ordem dos Advogados em Mato Grosso.
 
“Gisela foi uma candidata natural pois sabe como funciona a Ordem e foi a melhor secretária-adjunta que a OAB já teve. E eu falo porque a conheço: ser secretária é o pulmão da OAB. Depois, ela assumiu como vice-presidente e sabe o poder da Ordem no contexto da sociedade civil. Aliás, posso dizer que ela não é uma vice-presidente e sim uma co-presidente", disse For. “Gisela não apareceu do nada. Não é daqueles que aparecem de três em três anos para disputar a eleição”, completou.
 
Convite
 
Guimarães Junior destacou que ocupar o cargo de vice-presidente é uma responsabilidade muito grande, mas que aceitou pela admiração à trajetória de Gisela. “Eu sei o grande desafio e responsabilidade que é ocupar o cargo de vice-presidente da OAB-MT mas aceitei para ser um soldado de Gisela, que poderá contar comigo em todo e qualquer momento”, declarou.
 
Superação
 
Antes de aceitar o convite para concorrer na chapa de Gisela Cardoso como vice-presidente, Guimarães Junior enfrentou uma grande batalha contra a Covid-19 este ano. Entusiasta da pré-candidatura de Gisela desde março deste ano, For só ficou sabendo que ela havia sido definida pelo grupo apenas em agosto.
 
Isto, após passar mais de dois meses em coma e 29 dias entubado por decorrência da Covid-19, na cidade de São Paulo. "Quando eu acordei do coma induzido, lembro que vi uma mensagem do Léo [Leonardo Campos, atual presidente da OAB-MT] dizendo: For, será Gisela. Foi uma felicidade muito grande para mim. Eu sempre apoiei e acreditei no nome de Gisela”.
 
Após retornar para Cuiabá, For recebeu o convite pessoalmente de Gisela para a vice-presidência.
 
"No primeiro momento eu fiquei em dúvida, por causa da minha condição de saúde – já que ainda sinto falta de ar e continuo em fisioterapia respiratória. Mas por ser o nome dela e pelo que ela representa à advocacia, uma mulher guerreira e que conhece o sistema da OAB, aceitei", disse.
Guimarães Júnior também encontra semelhança em sua trajetória como advogado com a de Gisela Cardoso. Ambos vieram de famílias humildes e atuam na OAB-MT em defesa da categoria.
 
"Então o que eu e Gisela temos em comum é que a gente não quis ser presidente e vice-presidente por ego pessoal. O grupo quis e conclamou a gente para isso. E temos tudo para fazer um bom trabalho para a advocacia de Mato Grosso", destaca.
 
Currículo
 
Guimarães Junior "For" é atual Corregedor Nacional Adjunto do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil - CFOAB e Conselheiro Federal da OAB/MT. Além disso foi conselheiro Federal e Estadual por vários mandatos na OAB-MT, e já atuou como membro da Comissão de Direito Tributário, Direito Penal, Direito Ambiental, Orçamento e Finanças e Vice-Presidente da Comissão de Combate a Corrupção.
 
Gisela Cardoso
 
Gisela Cardoso é advogada atuante há 20 anos em Mato Grosso. Ela é sócia do escritório Cardoso e Cardoso Advogados e a atual vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) – gestão 2019/2021.
 
Ela também foi secretária-geral da OAB-MT na gestão 2016/2018. É especialista em Direito Empresarial, membro da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais e foi professora universitária de 2007 a 2018.
 
Eleição
 
A eleição da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) para o triênio 2022/2024 será realizada no dia 26 de novembro de 2021, das 9h às 17h.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet