Olhar Jurídico

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Geral

TI aprimora sistema de Consulta Jurisprudencial do Tribunal de Justiça de MT

O sistema de pesquisa por Jurisprudências do Tribunal de Justiça de Mato Grosso teve novo aprimoramento desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação. As pesquisas apontarão 406.543 registros de ações jurisprudenciais firmadas pela Instituição. Sendo 161.556 Acórdãos, 6.017 Decisões Monocráticas, 238.278 Resumos de Processos e 692 Pautas Temáticas. “A ferramenta tem melhor visual, além de ser mais rápida e completa. A pesquisa oferecerá maior número de resultados, tornando-se mais usual e segura”, destacou o analista de sistemas Leandro Paiva, informando que o sistema estará disponível ao usuário a partir desta terça-feira (27 de novembro).

Ele também revelou que os aprimoramentos foram testados por cerca de 20 dias pelos gabinetes dos desembargadores. O trabalho de desenvolvimento se deu diante dos sistemas desenvolvidos por tribunais referência como do Rio Grande do Sul (TJRS), Santa Catarina (TJSC) e São Paulo (TJSP). “A tecnologia diferencia o sistema, que é mais avançado. O que o usuário não conseguia encontrar antes agora vai localizar com facilidade”, reforçou o analista.

O acesso continuará o mesmo. No Portal do Poder Judiciário www.tjtm.jus.br, link Serviços ou na guia da lateral direita, pelo mesmo link. A interface predominantemente azul oferecerá Pesquisa Básica (filtros do Tribunal de Justiça ou Turma Recursal e Inteiro Teor ou Ementa), Avançada (Colegiado, Relator, Número de Protocolo, Período, Órgão Julgador, Palavras, Expressões, Com qualquer uma das palavras, Sem as palavras, Em que a palavra) e Resultado de Pesquisa.

Ao pesquisar o usuário poderá refinar o resultado utilizando a aba azul na lateral direita e escolher o Órgão Julgador, que trará o número de peças disponível em cada um deles, ou ainda por relator e/ou classe (ação civil, rescisória, agravos, autos de prisão, busca e apreensão, conflito de competência, desaforamento, entre outros), deixando a pesquisa ainda mais consistente. Outra opção do usuário será a de acessar o inteiro teor do documento e acompanhamento processual.

O usuário poderá opinar sobre a evolução da ferramenta por meio de pesquisa de opinião. O link fica na parte superior do serviço e colaborará para o aprimoramento. A consulta foi concebida com base na opinião de diversos usuários e sistemas de pesquisa e pretende avaliar os resultados obtidos pelo usuário.

O sistema será apresentado nesta segunda-feira (26 de novembro) no Plenário 1 do TJMT às 15h.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet