Olhar Jurídico

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Geral

Central e Universidade realizam parceria para realização de uma Semana de Conciliação

A Central de Conciliação e Mediação Permanente de Primeiro Grau do Fórum Desembargador José Vidal, da Comarca de Cuiabá, em parceria com a Unic - Universidade de Cuiabá, assinaram Termo de Cooperação para realização de uma Semana de Conciliação destinada a alunos da instituição de ensino. São cerca de 700 procedimentos pré-processuais, ou seja, que ainda não tiveram ajuizamento judicial. Casos de alunos e ex-alunos com dificuldades no pagamento das mensalidades. Os descontos variam e podem chegar a até 100% nos juros e multas. Os representantes da Universidade ressaltaram que já utilizam os serviços e, diante dos excelentes resultados, solicitaram o apoio da Justiça em busca da ampliação dos benefícios. O evento ocorrerá na Central do Fórum de Cuiabá, entre os dias 3 e 7 de dezembro, das 8h às 18h.

A coordenadora da Central de Conciliação e Mediação da Capital, juíza Adair Julieta da Silva disse que o evento também será aberto a quem ainda não conversou diretamente com a instituição de ensino. “As pessoas que não foram convidadas a comparecer para as audiências, podem aproveitar a oportunidade. Haverá uma banca específica dentre as sete organizadas para verificar estes casos que não foram agendados”, destacou a magistrada.


“Além da questão social do aluno poder reabilitar o nome e voltar a estudar tranquilamente, também não há judicialização do processo, fato que atende as determinações do CNJ de que ao Judiciário cabem as questões mais complexas e que estas de menor complexidade podem e devem ser feitas de forma pré-processual. Assim pretendemos também incentivar a participação de outras instituições”, acrescentou a magistrada.

Representantes da instituição revelaram que a parceria foi cogitada após excelentes resultados obtidos na própria Central. Segundo dados da Unic, 57 casos foram encaminhados ao apoio do Judiciário. Valores que somados atingem os R$ 3.809.746,00, e destes, R$ 487.514,31 (9 casos) já foram recebidos, cerca de 12% dos casos, enquanto que o restante continua em negociação e com amplas possibilidades de acordos.

Para obter o sucesso almejado a Unic assegura, além dos juros reduzidos e descontos em multas, facilidades nas negociações e maior prazo para os pagamentos.

O diretor da Unic Evaldo Tadeu ressaltou a grande oportunidade, por meio da política diferenciada de negociações de se resolver pendências financeiras. “As pessoas devem aproveitar para fazer estas quitações utilizando o 13º salário, e os alunos que estão cursando poderão, inclusive fazer sua rematrícula para o Primeiro Semestre de 2013”, concluiu.

Mais informações pelos telefones (65) 3648-6065 Central de Conciliação e (65)3363-5000, Unic.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet