Olhar Direto

Terça-feira, 01 de outubro de 2024

Notícias | Universo Jurídico

TJMT elege nova diretoria e conselho consultivo

O Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) elegeu na manhã de hoje (17 de fevereiro), em sessão administrativa extraordinária, a nova diretoria e o conselho consultivo da Escola Superior da Magistratura do Estado (Esmagis-MT) para o biênio 2011/2013. O desembargador Paulo da Cunha foi escolhido o novo diretor e a desembargadora Clarice Claudino da Silva a nova vice-diretora. Os eleitos assumirão ao final dos mandatos dos desembargadores Rui Ramos Ribeiro e Márcio Vidal.


Além dos diretores, também foram escolhidos os desembargadores que farão parte do conselho consultivo. São eles: desembargador aposentado Mauro José Pereira, desembargador Juvenal Pereira, desembargador José Jurandir de Lima, desembargador Márcio Vidal, desembargador Mariano Alonso Ribeiro Travassos e juíza substituta de Segundo Grau Marilsen Andrade Addario.

A Esmagis-MT foi criada há 25 anos e funciona como um espaço de formação continuada aos magistrados que atuam no Estado. Das sete fases do concurso público para ingresso à magistratura, a quinta fase é reservada à capacitação do futuro magistrado com curso promovido pela escola, com duração de quatro meses. As aulas teóricas ministradas por juízes, desembargadores e professores especializados na área jurídica abrangem temas como ética, cultura da conciliação e elaboração de decisões e sentenças judiciais, entre outras.

Consolidada a partir de 2007, a Esmagis-MT já capacitou, só em 2010, um total de 128 magistrados, o que corresponde a mais de 50% do número de juízes e desembargadores do Estado. Também em 2010, a escola, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, do Rio de Janeiro, formou 43 magistrados no curso de pós-graduação em Jurisdição Civil e outros 44 no MBA em Poder Judiciário.

Para este ano, a escola já tem planejado concluir os 16 módulos restantes da segunda turma do MBA em Poder Judiciário e vai promover nove cursos na modalidade de ensino à distância, em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Estão previstos ainda mais três seminários e grupos de estudos em sete pólos do Judiciário para avaliar a estrutura das comarcas. É meta também participar, em conjunto com o Tribunal de Justiça de Pernambuco, de um estágio sobre Administração Judiciária na Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos.

Nas comemorações relativas aos seus 25 anos de história, a escola foi homenageada com a criação de um selo oficial dos Correios. Mais de mil selos foram impressos. Com ¼ de século, a Esmagis-MT é a sétima escola de magistratura mais antiga do país.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet