Olhar Direto

Quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Notícias / Política MT

Silval sabe de suspensão do PAC e já cobra Galindo

Reportagem Local - Julia Munhoz / Da Redação - Alline Marques

04 Ago 2011 - 11:10

Foto: Secom-MT

Silval sabe de suspensão do PAC e já cobra Galindo
O governador Silval Barbosa (PMDB) foi comunicado oficialmente pela Caixa Econômica Federal (CEF) que os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para Cuiabá serão 'cortados', caso o sistema de saneamento seja repassado à iniciativa privada e cobrou uma decisão do prefeito Chico Galindo (PTB).

O peemedebista já informou Galindo de que o governo do Estado 'fica em uma situação complicada' para assumir as obras e não poderá arcar com o investimento sozinho.

Segundo o governador, os recursos do PAC 1 serão de fato cortados e não será realizada a elaboração do convênio para o PAC 2. "Avisei o Galindo hoje e enquanto não for resolvido esse assunto eu também fico em uma situação delicada. É um prejuizo muito grande", afirmou Silval, durante coletiva realizada na manhã desta quinta-feira (5).

A situação agora ficou mais complicada ainda para Galindo que insiste em enviar um novo projeto à Câmara Municipal de Cuiabá referente à criação da Agência Municipal de Regulação dos Serviços de Água e Esgoto (Amaes), na qual permite a venda da concessão. O assunto já é polêmico e foi alvo de inúmeros protestos na cidade e agora deverá piorar ainda mais a situação do prefeito, que enfrenta um enorme desgaste.

Caso o prefeito insista na decisão de 'privatizar' os serviços da Sanecap, a capital mato-grossense poderá perder aproximadamente R$ 377 milhões em obras de saneamento, água, esgoto, captação e tratamento de água. Para o PAC I estavam previstos investimentos de R$ 238 milhões, e para o PAC II o orçamento é de R$ 139 milhões.

Leia:


Galindo tem argumentos para não perder verbas do PAC

17 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Poeta Cuiabano
    05 Ago 2011 às 14:27

    PREFEITURA PORCARIA! Perdoem pelas palavras, porém, parentes pedindo pastas polpudas para padrinhos políticos políticas públicas paralisadas PAC patinando pistas precisando pavimentação parques, praças perecendo, parece piada! Pior. Pensamentos pequenos prejudicando periferias paupérrimas pessoas pobres padecendo, passando privações, precariedades pedintes pernoitando pelas passarelas prostitutas perdidas pegando programas porcos Pecado, Pai. Pedimos perdão. Para pagar, primeiro priorizam picaretas, privilegiados por permitirem parcerias público-privadas por penhorarem partidos políticos por presentearem parlamentares para passarem projetos perfídicos por pentearem perfeitamente pentelhos prefeituráveis. Paulistas peraltos. Passando por Presidente Prudente, pararam pelas planícies pantaneiras. Perante população pusilânime, pilham patrimônio público. Piratas parasitas perambulando pelo paço principal. Puxa-sacos pendurados pelas partes púbias palacianas. Podres poderes partilhados por poucos. Porém, parafraseando poetas, "Politiqueiros passarão, Povo passarinho".

  • PENSADOR
    05 Ago 2011 às 08:22

    Governador vamos trazer um homem forte para casa civil , o pagot esta ai quem sabe ele aceita, esta articulado dentro do planalto tem moral,o seu afastamento e por que estão tentando tirar mato grosso o amazonas temos o que ele não tem muita produçao agua boa governador, no futuro essa briga não vai acontecer apenas com os grandes estado , mais com paises como estados unidos temos que estar unidos, sou cuiabano la de perto daquela primeira usina de acucar de cuiaba que esta no meio do mato seria uma grande atraçaõ cultural

  • jose
    05 Ago 2011 às 08:07

    Por culpa de alguns meios de comunicação a nivel nacional , caimos em mais uma historia de corrupção sem provas, como sempre aceitamos calados ou com criticas ao unico representante que tinhamos no governo federal. O SR PAGOT JA COMEÇA FAZER FALTA ISSO E SO O COMEÇO DE UM MATO GROSSO DO PASSADO, SEM OBRAS FALTA DE CAPITAL DE GIRO DENTRO DO ESTADO, MISERIA, CONFORME ALGUNS POLITICO GOSTA ( um dep me falou voce deve dar apenas uma chupada de um pirulito para o povo, poque se voce der o pirulito inteiro ele te esquece e não vota mais em voce , ESSE E UM RETRATO DE UM MATO GROSSO DE MISERIA, ACORDA POVO

  • Chupa essa manga governador!!!! De novo!!!
    04 Ago 2011 às 16:31

    Prezados editores, ou pessoas que selecionam os comentários, creio que fazer uma crítica a falta de sintonia, bem como o desencontro entre as idéias do governo do estado e prefeitura não sejam palavras de ofensa... Vocês deveriam repensar sobre os critérios utilizados por vocês ao censurarem um comentário onde não haviam expressões de baixo calão e muito menos ofensas a qualquer uma das partes... porém se vocês consideram os dizeres de descascar e ingerir uma fruta (detalhe: a do nome supracitado) algo que vá de encontro à moral ou mesmo que seja ofensivo, devemos pensar se existe impacialidade nesse veículod e informação.... não acham??? Boa tarde e muito obrigado!!!!!!

  • breno de oliveira
    04 Ago 2011 às 14:40

    e uma vegonha o que os vereadores estao fazendo com cuiaba trocar todo este investimento federal de quase 400 milhoes por uma criaçao de agencia que nao conquistara ao menos q 100 milhoes isso mostra que os 14 vereadores q ajudaran votar essa mensagen estao desprepados ano q ven e eleiçao maerque quen votou na minha regiao votaran dois de olho neles pessoal

  • Batistinha
    04 Ago 2011 às 14:33

    Prezado senhor governador do ESTADO DE MATO GROSSO, SILVAL BARBOSA, venho aqui não em meu nome, mais sim representando os cidadões cuiabanos que estar a mecer de um grupo de pessoas que so estão vendo o seus proprios bolços, e que fariam qualquer coisa para fazer caixa para suas campanhas futuras (2012), sei a grande pessoa que o senhor é e acredito na suas ações, sempre pensando no vosso POVO são por essas que venho atraves deste, pedir ao senhor que assuma de vez esta companhia (SANECAP), como o senhor ja fez com o PAC I E PAC II, pois caso contrario, ELES (prefeito e outros), irão repassar esta companhia a quem repassar mai. como eu a muitos que acredita no seu trabalho, e mais uma vez escreva mais este feito em vosso corriculo, fique com deus.

  • Maria
    04 Ago 2011 às 14:20

    Temos que urgentemente, chamar o dono da mais bela frase eleitoreira em época de campanha "amo Cuiabá", o senhor digníssimo WS p/a resolver essa polêmica, juntamente com o incompetente o qual ele deixou p/a administrar a querida Cuiabá...

  • CMC
    04 Ago 2011 às 14:05

    PAULO, onde já se viu a iniciativa privada investir em saneamento básico no Brasil. A iniciativa privada só quer saber de "comprar" a preço de banana, essas estatais com estruturas prontas, para depois ganhar muito dinheiro à custa do consumidor. é verdade que os servoços prestados poderão ser de melhor qualidade. Mas você pode ter a mais absoluta certeza que nenhuma empresa privada irá arcar com os custos das obras que o sistema de água e esgoto de Cuiabá ainda precisa para atender a sua população.

  • Flavio
    04 Ago 2011 às 13:10

    Será Qdo nós cuiabanos conseguiremos nos curar desse Cancêr chamado Wilson Santos, se existi um responsável por tdo isso q está acontecendo, pode ter certeza q é ele....e caro colega Agnaldo Silva Pinto.....o nosso querido e amado Rio Cuiabá não merece essa sujeira q vc qr jogar...

  • Olhar do Povo
    04 Ago 2011 às 12:42

    Será que estes políticos estão esperando que as populações prejudicadas os parabenizem pela economia que estarão fazendo aos cofres do governo federal? Pois existe o dinheiro. Mas como poder será ser cortado, podendo perder mais de 377 milhões... Parece incompreensível a possibilidade de deixar de investir tanto recurso a uma população tão necessitada de serviços de saneamento. Que país é este? Nunca houve na história deste estado, políticos com nível tão baixo de resolução, em se tratando de administração, civismo e política (principalmente no executivo). Nunca se viu a questão da saúde tão desleixada como nos dias atuais... Basta visitar as policlínicas e prontos socorros. Servidores sem atenção dos seus anseios. Na saúde a ferida parece estar exposta. Parece caos apenas. Nas casas, as torneiras não jorram água como antes, patético. E como solução: parece que só letargia e demagogia. Problema nosso! Parece sim, que só o povo vai sofrer com isso tudo. Pois estes atores têm seus bairros bem organizados e preparados para não enfrentar essas dificuldades que permitem que o povo passe.

Sitevip Internet