Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Universo Jurídico

Conexão gera agilidade nos serviços prestados por comarca em Aripuanã

O esforço institucional em dotar todas as comarcas do Estado de meios para o desenvolvimento adequado dos serviços de forma a imprimir maior celeridade e qualidade na prestação jurisdicional se concretizou na Comarca de Aripuanã (1.002 km a Noroeste de Cuiabá), mudando para melhor a rotina daquela unidade judiciária. Desde o início de junho a comarca - uma das poucas no Estado que não dispunham de conexão com a internet - está integrada à rede mundial de computadores, o que de pronto tornou mais ágil o trâmite dos procedimentos internos, processos judiciais e dos atos administrativos, além de facilitar o fluxo de comunicação com o Tribunal de Justiça.


O trabalho de instalação do link de acesso à internet foi feito pela empresa de telefonia e acompanhado por uma equipe de técnicos da Coordenadoria de Tecnologia da Informação do TJMT. Além disso, os técnicos executaram os serviços de atualização do sistema operacional, upgrade das máquinas, substituição do servidor de dados por um com maior capacidade de armazenamento e processamento e instalação de um firewall para melhor funcionamento da conexão com a internet.

“O acesso à internet garante aos jurisdicionados da comarca mais celeridade e agilidade nos trâmites processuais ante a possibilidade de intimação por meio do DJE, o que otimizará os trabalhos da secretaria e da consulta aos andamentos processuais no sítio do TJMT, facilitando, em especial, o trabalho dos advogados que residem em outros municípios”, comemora a juíza diretora do Fórum, Alethea Assunção Santos. A magistrada relata que mandados de intimação e citação eram, até então, feitos por carta e os atos relativos à comarca seguiam em disquete via malote para o TJMT, num percurso de mais de um mil quilômetros.

Além de dinamizar esses serviços, a juíza destaca o fato de que o meio eletrônico permite o acesso rápido a ferramentas como o Bacenjud, programa do Banco Central que regula a penhora on line e dados do Tribunal Regional Eleitoral. O trabalho dos servidores também foi otimizado, já que anteriormente todos os procedimentos eram feitos por ofício, o que demandava mais tempo para confecção e cumprimento dos documentos.

Conexão – De acordo com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça, nos próximos meses as três últimas comarcas de Mato Grosso que ainda não contam com conexão à internet (Tabaporã, Novo São Joaquim e Campinápolis) serão contempladas e terão o serviço à disposição. O processo licitatório e a parte orçamentária referente à ligação dos links estão praticamente concluídos. A expansão e o aperfeiçoamento da política de informatização do Poder Judiciário compõem a Meta número 4 da gestão, no que tange ao compromisso de garantir o pleno funcionamento das atividades judiciárias em Mato Grosso, as quais têm como prioridade a prestação qualificada dos serviços ao cidadão.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet