Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Castelo de Areia

Ideia de executar juíza Selma teria surgido há dois meses; João Emanuel e líder do CV planejavam

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Ideia de executar juíza Selma teria surgido há dois meses; João Emanuel e líder do CV planejavam
O delegado da GCCO (Gerência de Combate ao Crime Organizado), Flavio Stringueta, disse em entrevista ao Olhar Direto que há dois meses a polícia já tinha informações a respeito de um suposto plano para assassinar a juíza Selma Arruda, que atua na 7ª Vara Criminal de Cuiabá. A ideia teria partido do próprio ex-presidente da Câmara de Vereadores, João Emanuel e de um dos líderes do Comando Vermelho de Mato Grosso (CVMT), que seria cliente dele.


Leia mais:
“Se eu tivesse que sair do processo de todo mundo que quer me matar, eu já não estava mais na Sétima Vara”
 
“Sabíamos de um boato sobre o João Emanuel querer matar a juíza. Ele e um cliente dele, que está preso na PCE (Penitenciária Central do Estado) e é um dos líderes do Comando Vermelho em Mato Grosso. Tomamos as providências para evitar o evento e agora surgiu de novo a história, só que pela boca do sócio do João Emanuel [Walter Dias Magalhães]”, disse o delegado ao Olhar Direto.
 
Por enquanto, a polícia ainda não tem informações de que o plano tenha passado da fase de ‘intenções’: “É o que eu estou dizendo, ter vontade de matar não é crime. Porém, o que não pode passar do plano da ideia, daí passa também a ser crime”, comenta o delegado. Segundo o que foi apurado, o líder do CVMT seria o detento Sandro Louco.
 
Constantemente pressionada por sua atuação na Sétima Vara Criminal de Cuiabá, a juíza Selma Rosane Arruda recebeu com frieza a notícia de um suposto plano do ex-vereador João Emanuel, em conjunto com o Comando Vermelho, para atentar contra sua vida. Em entrevista ao Olhar Jurídico/Direto, ela afirmou que réus da categoria de João Emanuel costumam ameaçá-la.
 
Mesmo ciente das supostas ameaça, Selma Arruda afirmou que prefere aguardar por investigações sobre a veracidade das informações. “Por enquanto isso é só uma declaração do comparsa, a gente não tem nenhuma prova de que isso seja verdadeiro. A única medida que a gente pode tomar até então é pedir para apurar para ver se isso é verdadeiro”, salientou.
 
A juíza explicou ainda que o exame do depoimento poderá gerar uma nova ação contra João Emanuel. “O que pode ser analisado, que pode ser analisado tecnicamente falando, é o envolvimento dele com a organização criminosa. Com o Comando Vermelho. Se isso for constatado, aí sim isso pode ser um agravante para ele em situações futuras. Pode até, inclusive, ser objeto de uma ação penal futura, se for constatado”.
 
A ameaça
 
Conforme Walter Dias Magalhães Junior afirmou em depoimento a Polícia Civil, João Emanuel teria contatado o Comando Vermelho para que o assassinato fosse consumado.
 
“João Emanuel disse que falaria com o detendo Sandro Louco para concretizar o plano de matar a juíza Selma Arruda; que de acordo com o suspeito João Emanuel, Selma Arruda já havia recebido ajuda de seu pai, o ex-juiz Irênio Lima e não poderia estar desta forma a prejudicar os negócios desempenhados por ele”, diz trecho das declarações de Walter.
 
O relato teria sido feito pelo ex-vereador ao depoente em abril de 2016. Na ocasião, João Emanuel estava muito nervoso.
 
Walter afirmou ainda que no dia 29 de agosto, quando passou pelo presídio do Carumbé após ser preso, recebeu um recado de que João Emanuel havia mandado um “salve” para o Comando Vermelho.
 
O caso
 
A operação “Castelo de Areia”, foi deflagrada pela Polícia Civil no último dia 26, a para cumprimento de cinco mandados de prisão preventiva, sete buscas e apreensão e uma condução coercitiva. Entre os alvos está o ex-vereador e presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, João Emanuel Moreira Lima, acusado por aplicar golpes com contratos de até R$ 1 bilhão.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet