Olhar Jurídico

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Criminal

flagrante

Justiça condena homem que utilizou identidade falsa na delegacia depois de furtar veículo

Justiça condena homem que utilizou identidade falsa na delegacia depois de furtar veículo
Um homem que utilizou o nome falso de Luiz Fernandes Campos Santana após ser preso em flagrante acusado de furto teve recurso negado pela Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A decisão do último dia 19 de outubro manteve a condenação do réu a 1 ano e sete meses de prisão.


Leia mais:
Empresa aciona Justiça para suspender licitação de R$ 712 milhões, mas juiz nega

De acordo com o processo, o réu foi preso em flagrante pelo crime de furto após roubar um carro que estava estacionado em frente a sua casa. O suspeito levou pertencentes que estavam dentro do veículo, somando R$ 950,00 em bens.

Na delegacia, C.A.A.M. forneceu nome falso. Por conta disso, além de ser processo por furto, o Ministério Público aditou a denúncia para incluir também o crime de falsa identidade. Na sentença, o juiz Abel Balbino da Quarta Vara Criminal de Várzea Grande condenou o réu pelos dois crimes.

Através do recurso protocolado, a defesa sustentou que o réu não poderia ter sido condenado pelo crime de falsa identidade, uma vez que estaria abrigado pelo direito fundamental da não autoincriminação. Ao analisar a apelação, o desembargador Alberto Ferreira de Souza entendeu que o direito de autoincriminação só é válido no que se refere aos fatos, e não a identidade do acusado.

“Se ao acusado não é exigível produzir prova contra si, também não lhe é autorizado faltar com a verdade em relação à sua verdadeira identificação, visto que [...] nosso ordenamento jurídico tolera apenas a mentira quanto aos fatos, [...] os direitos fundamentais não devem servir de escudo protetivo para a salvaguarda de condutas ilícitas.”, ressaltou o desembargador.

Os demais desembargadores votaram com o relator e a Segunda Câmara Criminal negou o recurso.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet