Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Geral

investimentos

Tribunais de Contas iniciam auditorias da rede estadual de ensino

O Tribunal de Contas de Mato Grosso, em Cooperação Técnica com o Tribunal de Contas da União (TCU), está realizando uma série de auditorias nas escolas estaduais de ensino médio. A iniciativa busca apontar deficiências sobre investimentos na área de educação.

Serão avaliados indicadores, condições de trabalho dos professores, infraestrutura escolar, gestão escolar e atuação dos conselhos, entre outros, para então caracterizar o ambiente escolar, e quais as principais deficiências e necessidades dos estudantes.

Na manhã de segunda-feira (5), os auditores aplicaram questionários junto aos alunos e professores das instituições de ensino, quando foram realizadas as duas primeiras auditorias visando acompanhar as ações governamentais na área da educação.

A primeira ocorreu na Escola Liceu Cuiabano “Maria de Arruda Müller” e a segunda na Escola Antônio Epaminondas. Serão avaliadas 25 escolas estaduais em 17 municípios, sendo 21 urbanas, 2 Rurais e 2 Indígenas.

Segundo o auditor público externo do TCE-MT, Luiz Eduardo da Silva, a ação também busca identificar os principais problemas que afetam a qualidade e a cobertura do ensino médio no Brasil, bem como avaliar as ações governamentais que trazem resultados positivos e que podem ser aplicadas como modelo. “Aqui em Mato Grosso buscamos verificar não somente as deficiências na rede estadual, mas também as boas práticas que podem ser ampliadas”, explicou Silva.

Para a secretária geral do Controle Externo e membro da equipe de auditoria, Risodalva Beata de Castro, a ação tem relação direta com o Plano de Desenvolvimento Institucional realizado pelo TCE-MT, na medida em que busca melhoria nos resultados das políticas públicas. A equipe de auditoria é composta pelos auditores Luiz Eduardo da Silva Oliveira, Risodalva Beata de Castro, Bruno de Paula Santos, Patrícia Leite Lozich e Maria Aparecida Oliveira e deram início à auditoria no mês de março deste ano com a realização de relatórios, levantamentos e reuniões.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet