Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

Projetos do MP de Mato Grosso se destacam no Banco Nacional de Projetos

O procurador-geral de Justiça de Mato Grosso Paulo Roberto Jorge do Prado representou nesta terça-feira (06), o Ministério Público do Estado de Mato Grosso na premiação do Conselho Nacional do Ministério Público, em Brasília. Na oportunidade, Paulo Prado recebeu dois prêmios por iniciativas destaques no Banco Nacional de Projetos, sendo um deles - “Em busca de uma tutela eficiente em favor das vítimas de criminalidade” - de autoria do promotor de Justiça Márcio Florestan, titular da promotoria criminal de Alto Araguaia, cumulando função na Promotoria de Justiça de Alto Garças. A menção honrosa foi dada pela iniciativa da “Campanha de sensibilização dos direitos da pessoa com deficiência” que percorreu todo o Estado, mobilizando a sociedade com palestras, panfletagens, audiências públicas, entre outras ações.

Essa é a primeira edição do prêmio criado para dar visibilidade aos programas e projetos do Ministério Público brasileiro que mais se destacaram diante da grande relevância social ou institucional. Vale destacar que apenas um trabalho bem sucedido, pode ser replicado para mais de 12 mil membros em todo Brasil. Para o procurador-geral de Justiça de Mato Grosso a premiação foi uma conquista de todo o MP do Estado. “É um reconhecimento muito grande, demonstra que nós estamos no caminho certo, de aproximação social, de engajamento com a sociedade. Principalmente, com aquelas mais apartadas, as que mais sentem a necessidade da mão amiga do Ministério Público”, emocionado relata Prado.

A primeira edição do prêmio reuniu mais de 200 pessoas na solenidade realizada no auditório do conselho. De acordo com a presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP, conselheira Claudia Chagas, o Planejamento Estratégico Nacional foi um projeto inédito e ambicioso, uma vez que buscou a convergência e a atuação integrada do Ministério Público, sem violar autonomia das instituições e independência funcional de procuradores e promotores. “A ideia foi premiar membros e servidores que se empenharam, que trabalharam mais que seu serviço do dia a dia para fazer uma diferença na comunidade onde eles atuam. E, ao mesmo tempo, dar visibilidade ao que o Ministério Público faz e mostrar pra sociedade a diversidade da atuação do MP”, explicou a conselheira.

A procuradora de Justiça Silvana Corrêa Viana, que atua na Procuradoria Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente, destaca a importância do prêmio aos projetos desenvolvidos pelos membros de todos os rincões do país. “Isso faz com que outros colegas queiram participar e se motivem. São trabalhos valorosos que muitas vezes até desconhecemos até mesmo pela distância. Assim, eu vejo, que vai ter uma união ainda maior dos Ministérios Públicos”, avalia a procuradora.

Das 414 iniciativas concorrentes, 24 foram contempladas com primeiro, segundo e terceiro lugar nas seguintes categorias: Defesa dos Direitos Fundamentais; Transformação Social; Indução de Políticas Públicas; Diminuição da Criminalidade e Corrupção; Unidade de Eficiência e Atuação Institucional e Operacional; Comunicação e Relacionamento; Profissionalização da Gestão; e Tecnologia da Informação. Além disso, 11 projetos foram contemplados com menção honrosa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet