Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Civil

Ímprobo

Justiça suspende direitos políticos de ex-vereador que usou advogados da Câmara em causa própria

Justiça suspende direitos políticos de ex-vereador que usou advogados da Câmara em causa própria
Justiça suspende direitos políticos de ex-vereador que usou advogados da Câmara em causa própria
O ex-presidente da Câmara Municipal de Cáceres (225 km de Cuiabá), Célio da Silva,teve os seus direitos políticos pelo período de três anos e terá que ressarcir o município por ter utilizado assessoria jurídica pública para fazer defesa pessoal de processo em trâmite no Juizado Especial da Comarca.

A decisão é da juíza da Quarta Vara Cível de Cáceres, Joseane Carla Ribeiro Viana Quinto, proferida na terça-feira (6). O ex-vereador foi condenado por improbidade administrativa em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Estadual (MPE).

Leia mais
MPE propõe ação por aumento exorbitante no pagamento de diárias para vereadores
Justiça decreta indisponibilidade de bens de 18 vereadores que receberam R$ 400 mil indevidos

A magistrada determinou ao ex-vereador o pagamento de R$ 3.529,47, calculados com base na tabela de honorários da OAB e valor da URH MT (Unidade Referencial de Honorários), do ano de 2012, período em que foi interposto mandado de segurança perante a Turma Recursal relacionado à ação de Primeira Instância (Juizado Especial).

Pelo prazo de três anos Célio da Silva está proibido de efetuar qualquer tipo de contrato com o poder público, receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios direta ou indiretamente, mesmo que seja por intermédio de empresa a qual seja sócio majoritário.

A juíza Joseane Quinto ressalta que “a moralidade, em que pese ser um conceito aberto, é ligada à ideia de honestidade, ética e lealdade, o que não foi observado no caso presente, pois quem usa o erário em seu interesse pessoal, não age honestamente”.

Leia outras notícias do Olhar Jurídico
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet