Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

Conflito na corte

OAB/MT solicita informações sobre declarações de juiz do TRE em entrevista polêmica

Foto: Reprodução

OAB/MT solicita informações sobre declarações de juiz do TRE em entrevista polêmica
A diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso e a Comissão de Direito Eleitoral solicitaram informações acerca das providências tomadas a partir das declarações do juiz-membro do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT0, José Luiz Blaszak, feitas em entrevista ao Olhar Jurídico, em que declarou que a Justiça Eleitoral brasileira “age com dois pesos e duas medidas”.

Foram encaminhados ofícios na terça-feira (6) para o presidente do TRE, desembargador Juvenal Pereira da Silva; à desembargadora corregedora Maria Helena Gargaglione Póvoas; e ao advogado e juiz eleitoral, José Luis Blaszak.

No ofício, a Ordem se coloca à disposição para receber eventuais denúncias específicas que possam ocorrer junto ao TRE/MT. O presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Sílvio Teles, destacou que o objetivo da é “buscar informações junto aos membros da Corte Eleitoral, para que eventuais dúvidas sejam elucidadas, bem assim para que se restabeleça a normalidade que será salutar para a advocacia e para a sociedade”.

Leia mais
Presidente do TRE realiza ato de desagravo contra declarações de Blaszak ao Olhar Jurídico
MCCE rechaça TRE/MT e quer atuar como “amicus curiae” em PAD contra Blaszak
Juiz-membro do TRE/MT polemiza e aponta que a Justiça Eleitoral age com dois pesos e duas medidas

Juiz esclarece que não criticou atuação do TRE e aponta falta de razoabilidade da corregedora

Repercussão

A desembargadora corregedora do TRE/MT. Maria Helena Póvoas destacou que as afirmativas do magistrado “não refletem a realidade do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso” e que ele deveria apontar quais membros da instituição estariam julgando com “dois pesos e duas medidas”.

José Luis Blaszak informou que “em momento algum foi feita qualquer denúncia ou crítica individualizada ao Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, bem como a nenhum membro ou servidor do mencionado Tribunal ou a respeito de qualquer caso concreto apreciado pela Corte Eleitoral de Mato Grosso”.

Opresidente TRE, desembargador Juvenal Pereira da Silva, realizou ato de desagravo no início da sessão plenária de terça-feira (06), contra as declarações de Blaszak. Na fala do presidente, ele considerou as declarações de Blaszack como ‘desvirtuadas’ do momento em que vive todo o Poder Judiciário, principalmente o Poder Judiciário Eleitoral. Além disso, o desembargador disse o juiz colocou numa vala comum todo o Judiciário, sem exceção.

Leia outras notícias no Olhar Jurídico
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet