Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

Prefeitos de 10 municípios entregam planejamento estratégico ao TCE-MT

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, conselheiro José Carlos Novelli recebe nesta quinta-feira, dia 08/08 a partir das 15 horas os planejamentos estratégicos das prefeituras de Várzea Grande, Primavera do Leste, Alta Floresta, Pontes e Lacerda, Juína, Nova Mutum, Campo Verde, Guarantã do Norte, Poconé e Campo Novo dos Parecis. Os documentos foram elaborados pelas equipes técnicas dos municípios com a coordenação do TCE-MT por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado – PDI.

Estarão presentes os prefeitos: Walace dos Santos Guimarães de Várzea Grande; Hermes Bergamin de Juína; Adriano Xavier Pivetta de Nova Mutum, Fábio Schroeter de Campo Verde; Sandra Martins de Guarantã do Norte, Meire Adauto de Poconé; Mauro Valter Berft de Campo Novo dos Parecis. De Primavera do Leste o secretário de Planejamento João Batista Corrêa estará representando o prefeito, Érico Pianna e o controlador interno de Alta Floresta, Hebertt Villarruel, estará representando o prefeito Asiel Bezerra de Araújo.

Os oito primeiros municípios( Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças, Sinop, Sorriso, Cáceres e Tangará da Serra) iniciaram a elaboração dos documentos a partir da assinatura do termo de adesão ao PDI no dia 25 de junho de 2012. A prefeitura de Sinop foi a primeira a entregar seu planejamento estratégico 2013-2016 no dia 21 de maio deste ano. Os municípios de Sorriso, Cáceres, Barra do Garças e Tangará da Serra entregaram o Planejamento Estratégico ao presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, José Carlos Novelli no último dia 7 de junho.

Devido ao período eleitoral no final de 2012, os municípios tiveram que realinhar as metas, incluindo as demandas de cada gestor eleito. Já em 2013, as ações do TCE-MT foram voltadas aos outros doze municípios que aderiram às atividades do PDI, sendo: Alta Floresta; Guarantã do Norte; Primavera do Leste; Campo Verde; Campo Novo do Parecis; Barra do Bugres; Lucas do Rio Verde; Nova Mutum; Juína; Juara; Pontes e Lacerda e Poconé.

O Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado – PDI é um dos objetivos estratégicos do TCE-MT formulados no Plano 2012-2017 que é de contribuir para a melhoria da eficiência da administração pública. O programa estabelece cinco principais projetos: Apoio ao Planejamento Estratégico, Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã, Orientação por Meio de Cursos Presenciais e à Distância, Controle Gerencial utilizando o Sistema Geo- obras e Modernização Institucional.

Os municípios que aderiram ao PDI do TCE-MT receberam aulas pelo Ensino à Distância, reuniões de trabalho e duas oficinas: uma sobre a criação e o funcionamento das Ouvidorias, do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e do Portal Transparência; outra oficina voltada aos conselhos de Políticas Públicas, cujo objetivo foi promover diálogo com a sociedade local e levar demandas sociais ao Planejamento Estratégico. O TCE-MT ainda oferece software e aporte técnico para todos os órgãos públicos de Mato Grosso instituírem o SIC e o Portal Transparência, dando cumprimento à Lei de Acesso à Informação.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet