Olhar Jurídico

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Ambiental

IMPASSE

Justiça Federal nega recurso e mantém paralisadas obras da Usina Teles Pires

Foto: Assessoria

Justiça Federal nega recurso e mantém paralisadas obras da Usina Teles Pires
A Companhia Hidrelétrica Teles Pires e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) tiveram recursos negados pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Brasília, na última quarta-feira (9). A decisão da 5ª Turma, que atende a pedido do Ministério Público Federal (MPF)  confirma a liminar dada pelo desembargador federal Antônio Souza Prudente.

A liminar ordenava a paralisação das obras da usina de Teles Pires, sob pena de multa de R$ 500 mil por dia. Ainda não se sabe se a decisão do TRF1 irá prevalever no caso, pois existe uma liminar no Supremo Tribunal Federal que possibilita a continuação do empreendimento.

Há cerca de 1 mês, a Procuradoria Regional da República da 1ª Região, órgão do MPF, pediu a paralisação das obras ao Tribunal, sob o argumento de que a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) teria copiado os estudos de outras duas hidrelétricas (São Manoel e Foz de Apiacás, no mesmo rio).

Leia mais
STF deve decidir situação de usina no Teles Pires, diz presidente do STJ
MPF investiga possíveis danos causados por hidrelétricas no Teles Pires

A usina tem afetado as corredeiras das Setes Quedas - simbolo religioso para os índios Munduruku e Kayabi. Na região das Sete Quedas, reproduzem-se espécies de grande valor alimentar como piraíba, pacu, pirarara e matrinxã.

Atendendo ao pedido do MPF, o desembargador federal Antônio Souza Prudente julgou procedente a liminar que pedia a paralisação imediata das obras. O Consórcio de Teles Pires e a EPE recorreram ao TRF1 e entraram com pedido de suspensão de segurança no Supremo Tribunal Federal, que foi aceito pelo ministro Ricardo Lewandowski, o que autorizou a continuação dos trabalhos da usina, na divisa entre o Mato Grosso e o Pará.

Leia outras notícias no Olhar Jurídico
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet