Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

pauta limpa

Relatório aponta que força tarefa do TRE julgou 1,4 mil processos eleitorais

Foto: Walmir Santana/Olhar Jurídico

Relatório aponta que força tarefa do TRE  julgou 1,4 mil processos eleitorais
O projeto “Pauta Limpa” implantado em outubro deste ano pela Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso reduziu até agora 40% do estoque de processos pendentes de julgamentos nas zonas eleitorais de Mato Grosso. Esses processos podem resultar em qualquer causa da inelegibilidade.

A meta do projeto é julgar, antes do pleito eleitoral de 2014, todos os processos originários das Eleições de 2012, que podem resultar em qualquer causa de inelegibilidade.

Leia mais
Corregedora do TRE/MT lança força tarefa para acelerar julgamentos de processos eleitorais

Dos 3.697 processos, 142 ações podem resultar na cassação do diploma; 107 são ações penais e 3.448 tratam-se de prestações de contas de campanha, as quais se julgadas como não prestadas, também resultam em inelegibilidade.

O 4º relatório do projeto aponta uma redução significativa nas três situações. Dados levantados no dia 01 deste mês mostram que pendentes de julgamentos estão 2286 processos, entre eles: 70 ações penais; 58 ações que podem resultar na cassação do diploma; e 2158 prestações de contas de campanha.

O Projeto ''Pauta Limpa'' estipulou três metas de julgamentos. Todos os processos que contêm pedidos que resultem na perda do mandato eletivo devem ser julgados até o dia 19 de dezembro deste ano. Já as prestações de contas devem ser julgadas até o dia 30 de abril do próximo ano. Também em 2014, em 30 de junho, é o prazo final para que todas as ações penais sejam decididas.

Leia outras notícias no Olhar Jurídico
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet