Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

DOAÇÕES PARA POLÍTICOS

Gilmar Mendes critica propaganda institucional de governos

Foto: Reprodução

Gilmar Mendes critica propaganda institucional de governos
O ministro mato-grossense Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou nesta quinta-feira (12) propaganda institucional realizada pelos governos. "Propaganda institucional nada mais é do que propaganda eleitoral", disse, durante julgamento de ação direta de inconstitucionalidade (ADI) movida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) com o objetivo de acabar com doações de empresas privadas a candidatos e a partidos políticos.

Na avaliação do ministro, para haver mais isonomia entre os partidos e igualdade de chances nas eleições seria preciso proibir também a propaganda institucional.

Ainda de acordo com Mendes, o fim das doações de pessoas jurídicas favoreceria o partido que está no governo e não acabaria com a corrupção. No entendimento dele, se excluído o financiamento por parte de empresas, quem está no poder vai ser beneficiado porque utilizará propaganda institucional para se promover.

Presidente do STF decreta fim do processo para Pedro Henry

“As empresas podem, sim, apoiar candidato que vai defender determinado perfil ideológico, claro, livre e que corresponde a um ambiente normal para seus negócios e suas atividades”, disse. Para ele, as doações não significam a "compra do passe" de um determinado candidato.

Mendes atacou ainda o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Citou que o petista "passou a inaugurar até buracos no país quando projetou a candidatura de Dilma Rousseff (à presidência da República)". Ele ainda não proferiu voto em relação à ADI. O ministro Teori Zavascki pediu vista (mais tempo para analisar o processo). Quatro ministros já anunciaram considerar inconstitucionais as regras que permitem o financiamento de candidatos e partidos por pessoas jurídicas.


Leia outras notícias no Olhar Jurídico

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet