Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Criminal

Operação Ararath

Viaturas da Polícia Federal estão na porta do Gaeco do MP e supostamente cumprem mandado de busca e apreensão

20 Mai 2014 - 10:56

Da Redação - Ronaldo Pacheco e Laura Petraglia

Foto: Reprodução

Viaturas da Polícia Federal estão na porta do Gaeco do MP e supostamente cumprem mandado de busca e apreensão
Duas viaturas da Polícia Federal estão estacionadas, desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (20), na porta do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Mato Grosso, supostamente cumprindo mandado de busca e apreensão, determinado pelo Tribunal Regional Federal (TRF-1) e Supremo Tribunal Federal (STF), na quinta etapa da Operação Ararath.

O Gaeco é o principal órgão de investigação do Ministério Público de Mato Grosso, responsável direto pelo serviço de inteligência da instituição. A reportagem do Olhar Direto apurou que a ação faz parte da Operação Ararath e cumpre determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

Dois advogados são detidos pela Polícia Federal; OAB acompanha o caso
Deputado Riva e ex-secretário Eder Moraes são presos pela Polícia Federal; busca e apreensão no gabinete de Silval
PF investiga suposta ligação de promotor do Gaeco com Eder Moraes

De acordo com fontes do MP, o órgão estaria conduzindo um investigação semelhante a da Polícia Federal, contendo, inclusive, informações que a PF ainda não conseguiu apurar. Na ótica da PF, o Gaeco estaria passando por cima das atribuições federais.

A Operação Ararath, iniciada em novembro, apurou que o grupo possuía uma ‘intensa e vultosa’ movimentação financeira, supostamente se utilizando de recursos de terceiros e empréstimos, com atuação análoga a de uma instituição financeira. Na triangulação financeira, empresas de fachada e de factoring eram usadas. As suspeitas indicam que foram movimentados mais de R$ 500 milhões, nos últimos anos, sendo que na penúltima fase foram apreendidos mais de R$ 126 milhões em cheques e notas promissórias, em fevereiro. Existe a suspeita de que parte do dinheiro teria relação direta com títulos de crédito do Governo do Estado.

Nesta terça-feira (20/), além do Ministério Público, a Polícia Federal está cumprindo mandados de busca e apreensão na Assembleia Legislativa, apartamento do governador Silval Barbosa (PMDB), na casa do deputado estadual José Geraldo Riva (PSD), na residência do conselheiro Sérgio Ricardo de Almeida, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Palácio Alencastro – sede da Prefeitura de Cuiabá, e a sede de uma factoring, na Avenida Rubens de Mendonça, entre outras.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet