Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Criminal

Lavagem de dinheiro

Juiz Federal já recebeu denúncia contra quatro investigados da Operação Ararath

Foto: Reprodução

Juiz Federal já recebeu denúncia contra quatro investigados da Operação Ararath
O juiz da 5º Vara Federal de Mato Grosso, Jeferson Schneider, informou que já recebeu denúncia proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) contra quatro acusados de integrarem um esquema de fraude e lavagem de dinheiro, investigados na Operação Ararath, da Polícia Federal.

A informação foi confirmada ao Olhar Jurídico pela assessoria de imprensa da Justiça Federal, que encaminhou uma nota do magistrado. Schneider informou ainda que decretou a busca e apreensão em desfavor de 59 investigados, dentre eles pessoas físicas e jurídicas; a condução coercitiva de 30 investigados; a prisão preventiva de um investigado; e a prisão temporária de um investigado.

PF investiga suposta ligação de promotor do Gaeco com Eder Moraes
Dois advogados são detidos pela Polícia Federal; OAB acompanha o caso

Foram presos nesta movimentada terça-feira (20) o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), deputado José Riva, e o ex-secretário da Sefaz, Eder de Moraes Dias. A reportagem apurou apenas que ambos são investigados na operação iniciada no ano passado contra crimes de lavagem de dinheiro. Todos que tiveram prisões decretadas serão encaminhados para Brasília, para prestar depoimentos.

Schneider informou que as medidas cautelares foram proferidas no âmbito de 10 inquéritos policiais, os quais compreendem a operação policial, por meio de 23 decisões judiciais.

A Justiça Federal explicou que em razão de anterior desmembramento do processo, em relação aos investigados com prerrogativa de foro, o Supremo Tribunal Federal (STF) também fez cumprir mandados de busca e apreensão, assim como prisões cautelares decretadas por aquela Corte.

Conforme já revelado pelo Olhar Jurídico, a PF iniciou às investigações em 2011, de forma velada, para apurar a prática de crimes contra o sistema financeiro nacional e lavagem de dinheiro.

Em novembro de 2013, a fase ostensiva foi deflagrada, em diferentes etapas e 27 mandados de busca e apreensão cumpridos. Um dos alvos principais é o empresário Júnior Mendonça, da Amazônia Petróleo.


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet