Olhar Jurídico

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

SEM TUMULTO

Para evitar transtornos, TRE propõe agendamento de registros de candidaturas

Foto: Arthur Santos da Silva - Olhar Direto

Para evitar transtornos, TRE propõe agendamento de registros de candidaturas
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) realizou uma reunião com os representantes dos partidos políticos vigentes em Mato Grosso nesta sexta-feira (27), no Plenário do Tribunal. O encontro discutiu os temas referentes às Eleições Gerais de 2014, tendo como questão central o agendamento prévio dos registros de candidatura. Mesmo com a proposta sendo vista com bons olhos, na ocasião, apenas o PSOL definiu a data de registros.

Leia mais 
Advogados se unem e criam o Instituto Mato-grossense de Direito Eleitoral


O projeto de agendamento, medida inédita no estado, foi proposto pelo secretário judiciário, Breno Gasparoto. A expectativa é evitar os problemas logísticos que se repetem historicamente no momento de registro das candidaturas. Mesmo sendo uma escolha voluntária, a destinação de horários específicos e determinadas datas, até o dia 05 de julho (limite para os registros), foi vista com bons olhos por todos.

“Estamos tentando assegurar uma maior tranqüilidade para os partidos, evitando tumultos e problemas de acesso ao Tribunal. A proposta é interessante já que todos deixam os registros para ultima hora. Todos que adotarem o agendamento terão prioridade no seu horário e data marcada”, disse o secretário judiciário.

O presidente do TRE-MT, Desembargador Juvenal Pereira da Silva, discursou sobre a importância de adotar o agendamento como forma de organização eleitoral. “O planejamento é para facilitar a vida de todos, dos políticos até a imprensa. Assim poderemos criar uma lista clara de candidatos e disponibilizá-la com rapidez”, salientou.

Um dos presentes na ocasião, procurador Mauro, representante do PSOL, mostrou-se satisfeito com a sugestão do Tribunal. “A proposta de agendamento é muito interessante já que nos dá mais tranqüilidade para que todos os documentos sejam entregues no prazo e de maneira correta”. Segundo Mauro, o PSOL agendou o registro dos seus candidatos para o dia 05 de julhos as 14h.

Estavam presentes na reunião, Além do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), Desembargador Juvenal Pereira da Silva, a Corregedora Regional Eleitoral de Mato Grosso, Desembargadora, Maria Helena Póvoas. Representantes do DEM, PMN, PSD, PEN, PHS, PSOL, PR, PSC, PMDB, PT e PDT compareçam ao local. Mesmo com as convenções partidárias ainda em andamento, todos se comprometeram a agendar seus registros.

Leia mais notícias do Olhar Jurídico
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet