Olhar Jurídico

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Eleitoral

nova decisão

TRE anula sentença que julgou como não prestadas contas de vereador de Cuiabá

TRE anula sentença que julgou como não prestadas contas de vereador de Cuiabá
A Justiça Eleitoral anulou a sentença proferida pelo Juízo da 54ª que julgou como não prestadas as contas de campanha – referente às eleições de 2012, do vereador por Cuiabá, Emanuel Mussa Amui Pinheiro, o Lilo Pinheiro. Por decisão do pleno do Tribunal Regional Eleitoral o processo será enviado para a primeira instância para nova decisão.

O relator do recurso, o juiz membro, Samuel Franco Dalia Junior, explicou que é mesmo caso de declarar nula a sentença e determinar o retorno dos autos ao juízo da 54ª zona eleitora, para regular processamento, entretanto, por razão diversa da alegada pelo ora recorrente.

Ao TRE, o vereador alegou que houve cerceamento de defesa, pois sequer foi intimado para sanar as irregularidades apontadas no relatório técnico conclusivo, sendo que tais irregularidades foram consideradas para que as contas fossem julgadas como não prestadas. Lilo também alegou que alegou que apresentou antes da sentença, documentos que sanavam as irregularidades, mas que os mesmos não foram analisados pelo juízo eleitoral, por terem sido apresentados fora do prazo legal.

Ministério Público Eleitoral cobra livros ata de todos os partidos de MT em 24 horas; lei só vigora nas próximas eleições


“Seguindo entendimento firmado por este Colegiado em caso de documentos apresentados depois de decorrido o prazo da notificação para regularização de pendências detectadas no relatório preliminar, porém antes de prolatada a sentença, não causa prejuízo a sua apreciação pelo juízo sentenciante”.

Por fim, o relator votou pela anulação da sentença e determinou a devolução dos autos a 54ª Zona Eleitoral para que o processo seja retomado para que sejam analisados os documentos apresentados pelo vereador, os quais não foram considerados para a prolação da sentença.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet