Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

Eleições 2014

TSE nega pedido para que propaganda eleitoral seja adiada em três dias após morte de Eduardo Campos

Foto: Reprodução

Ministro negou pedido do PV

Ministro negou pedido do PV

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, negou nesta quinta-feira (14) o pedido feito pelo candidato do PV à Presidência da República, Eduardo Jorge, para que a propaganda eleitoral gratuita fosse adiada em três dias por conta da morte do também candidato, Eduardo Campos (PSB).

Veja mais:
Após morte de Eduardo Campos, TSE aponta hipóteses de substituição; Marina pode ocupar vaga
Prazo para requerer voto em trânsito termina na na próxima quinta-feira

Em sua decisão, o ministro destacou que: “em que pese a relevância das razões apresentadas, não há como postergar o início da propaganda gratuita, pois a matéria é estabelecida pela legislação eleitoral e não por ato de vontade da Justiça Eleitoral”. O pedido havia sido protocolado na última quarta-feira (13).

De acordo com o PV, a medida seria com o objetivo de permitir que o PSB reestruture os programas de televisão, após a morte do candidato Eduardo Campos. Isso porque a coligação tem até dez dias para escolher um substituto e haveria pouco tempo para que fosse feito algo. Vale lembrar que se a candidata a vice, Marina Silva (PSB), for escolhida como a sucessora da vaga, outra chapa deverá ser criada.

Anteriormente, Toffoli já havia sinalizado que o adiamento seria algo difícil de acontecer: “Um pedido isolado não será acatado pela Corte. Hipoteticamente falando, poderíamos levar em consideração, mas nem posso falar isso em nome da Corte, porque a corte é um colegiado, isso poderia ser analisado na hipótese de um eventual consenso de todas as campanhas”, disse antes de negar a solicitação.

Acidente trágico

O candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB), morreu na manhã da última quarta-feira (13) após o avião em que estava cair no litoral paulista. Todas as sete pessoas que estavam a bordo da aeronave não sobreviveram. Várias testemunhas relataram que viram o avião pegando fogo ainda no ar. Ainda não se sabe o que motivou a queda e as causas estão sendo apuradas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet