Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

Autoridades comentam posse de Luiz Fux como titular do TSE

Na noite desta quinta-feira (14), o ministro Luiz Fux foi empossado como membro titular do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Diversas autoridades dos Três Poderes da República, de instituições essenciais à Justiça e de associações de classe, além de familiares e amigos do ministro e jornalistas prestigiaram a sessão solene de posse, ocorrida no plenário da Corte.

Em entrevista concedida à imprensa após a solenidade, o presidente do Tribunal, ministro Dias Toffoli, disse que o recém-empossado, com a experiência adquirida nos tribunais superiores e, agora, no Supremo Tribunal Federal, “é uma pessoa que enobrece e engrandece a Justiça Eleitoral”. “O ministro Fux é muito bem-vindo à Justiça Eleitoral, à qual, na verdade, ele retorna. Ele já foi juiz eleitoral, inclusive no interior do estado do Rio de Janeiro. Organizou eleições, eleições difíceis, e com muita habilidade, com muita inteligência”, declarou.

Veja a seguir os comentários de algumas autoridades sobre a posse do ministro Luiz Fux.

Presidente em exercício do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski

Para nós, do Supremo Tribunal Federal, é um privilégio e um orgulho poder enviar um representante da Suprema Corte de tal envergadura para o TSE. Todos acompanharam a leitura do currículo do ministro Luiz Fux, que é realmente um currículo extraordinário. É um exímio processualista, é também um juiz de escol e é um profissional da magistratura que vai prestar um grande serviço num momento difícil, complexo como é este das Eleições Gerais de 2014. Ele dará certamente uma grande contribuição.

Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinícius Furtado Coêlho

O Tribunal Superior Eleitoral tem a função de garantir a igualdade entre os candidatos, de impedir o abuso do poder político e econômico e de fazer com que o voto seja livre no Brasil. Nesse sentido, o ministro Fux, com a experiência que possui na magistratura, na advocacia e na vida pública, em muito irá contribuir de forma efetiva para que tenhamos eleições livres e limpas no nosso país.

Vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, desembargador Edson Aguiar de Vasconcelos

A posse do ministro Fux foi aguardada com muita ansiedade por todos nós, porque o ele é um homem que conhece profundamente não só o Direito Constitucional, mas também o Direito Eleitoral. E nós, no Rio de Janeiro, temos muito orgulho do nosso ministro e, certamente, ele fará uma grande administração, temos absoluta certeza disso.

Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Luis Felipe Salomão

Tenho certeza que ele, com sua trajetória, vai cumprir com bastante tranquilidade e serenidade o papel que o Tribunal Superior Eleitoral já cumpre hoje. O TSE é um modelo, é um farol para a garantia da democracia no nosso país e ele [Luiz Fux] se junta a esse time que hoje é um time vencedor. O Tribunal é muito reconhecido pela Federação. É um motivo de muito orgulho e satisfação que o ministro venha do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e hoje que represente a magistratura carioca com o talento todo que ele tem.

Presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), juiz Antônio César Bochenek

A expectativa em relação ao trabalho que será desenvolvido pelo ministro Fux é das melhores. Ele é um magistrado atuante, um magistrado com posições firmes e vai colaborar muito nesse processo eleitoral, de modo que nós possamos ter uma eleição realmente importante, principalmente para a sociedade e para a cidadania deste país.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet