Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

eleições 2014

Tribunal Eleitoral dá início no dia 16 a cerimônia de lacre das urnas

Tribunal Eleitoral  dá início no dia 16 a cerimônia de lacre das urnas
No período de 16 a 26 de setembro, o  Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) irá realizar a cerimônia de  carga e lacre das urnas eletrônicas que serão utilizadas no primeiro turno das Eleições/2014. O procedimento obrigatório será realizado pelas 60 zonas eleitorais do Estado e são convidados a participar do evento, representantes de partidos  políticos, coligações, Ordem de Advogados do Brasil, Juízes Eleitorais e Ministério Público.

O TRE infomou que se  houver segundo turno, nova cerimônia será realizada no período de 13 a 18 de outubro e a Conferência Visual, de 23 a 25 de outubro. As Zonas Eleitorais de Cuiabá e Várzea Grande realizarão a Cerimônia de Carga e Lacre na Casa da Democracia, prédio anexo a sede do TRE-MT. As demais ZEs realizarão o evento na sede onde funcionam.

Leia Mais
Justiça defere liminar e considera propaganda de José Riva irregular


De acordo com o Tribunal, Mato Grosso possuii  60 Zonas Eleitorais (ZEs) distribuídas em todo o Estado de acordo com a contingência de eleitores. Há ZE que atende mais de um município, assim, como existem municípios que possuem mais de uma Zona Eleitoral, como é o caso de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis.

Cada Zona Eleitoral é responsável por um quantitativo de locais de votação (instalados em escolas ou órgãos públicos), nos quais, funcionam as sessões eleitorais.

A assessoria do TRE explica queé  uma  obrigação de cada Zona Eleitoral realizar a Cerimônia de Carga e Lacre das urnas eletrônicas que irão funcionar em suas sessões eleitorais, bem como preparar as urnas de contingência, destinadas a substituir as que apresentarem defeito durante a votação ou que serão utilizadas na junta eleitoral para recuperação de dados e/ou apuração.

Durante a Cerimônia de Carga e Lacre, cada urna, até então, sem dados, é configurada para determinada sessão eleitoral. Primeiro, o servidor da Justiça Eleitoral insere na urna, por meio de um cartão de memória, as informações de candidatos, cargos e os eleitores que votam na referida sessão, dentre outros dados.

Em seguida é realizado o auto-teste da urna para verificar se os dispositivos, como o teclado, visor, impressora, avisos sonoros, leitor biométrico, estão funcionando corretamente.

Por fim, todos os compartimentos da urna são lacrados e o equipamento já identificado – município, local de votação e sessão eleitoral, é guardado na sua respectiva caixa.

Ao final da Cerimônia, na presença de todos, é realizada uma auditoria por amostragem das urnas preparadas. Nesse momento, são verificados a autenticidade do aplicativos, as assinaturas digitais e a própria votação é testada.

Todas as etapas da Cerimônia de Carga e Lacre são públicas e ocorrem na presença das autoridades convidadas.

Além da Cerimônia de Carga e Lacre, o calendário prevê as datas em que as zonas eleitorais realizarão a Conferência Visual dos dados constantes nas urnas eletrônicas que apresentaram algum problema durante a cerimônia de carga e lacre.

“É uma solenidade totalmente pública, o que demonstra a transparência que a Justiça Eleitoral busca dar a todos procedimentos realizados na preparação das Eleições. Buscamos demonstrar a sociedade que o sistema de votação é seguro”, frisou o Presidente do TRE, desembargador Juvenal Pereira da Silva.


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet