Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

EM QUATRO MESES

Eleições: aplicativo Pardal já recebeu 257 denúncias

Foto: Reprodução

Eleições: aplicativo Pardal já recebeu 257 denúncias
Quatro meses após ser lançado, o aplicativo Pardal registrou o recebimento de 257 denúncias por crimes eleitorais até a última segunda-feira (25). O sistema, disponibilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), permite o envio de denúncias via smartphones android e web e já foi baixado por cerca de 2 mil usuários de diversos municípios mato-grossenses.

Leia mais 
Tribunal Eleitoral dá início no dia 16 a cerimônia de lacre das urnas

As denúncias recebidas pelo TRE via aplicativo Pardal foram responsáveis por originar 29 processos na Justiça Eleitoral. Desses, 11 foram arquivados por falta de consistência de provas. Atualmente, 2 denúncias estão em tramitação na Corte e 16 nas zonas eleitorais. Das 257 denúncias recebidas pela Ouvidoria Eleitoral por meio do aplicativo Pardal, 117 foram enviadas por eleitores de Cuiabá.

As denúncias servem de suporte para os juízes e Ministério Público analisarem a conduta dos candidatos. Da temática correspondente na estatística, 60% são denúncias por propagandas e banners, 14% definidas como "outros", 9% por uso da máquina administrativa, 5% por compra de votos, 5% por propaganda em Site da Internet e 4% por propaganda nas redes sociais.

No Brasil, o sistema só é utilizado em dois Estados, sendo que Mato Grosso é o segundo a dispor da ferramenta. Ele foi desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional do Espírito Santo (TRE-ES). O Pardal está disponível para download gratuito na loja virtual Play Store para smartphones do sistema Android ou diretamente no site: www.tre-mt.jus.br, no banner Pardal.

Leia mais notícias do Olhar Jurídico
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet