Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Criminal

EM 2004

STF julga envolvimento de Júlio Campos em dois homicídios por disputa de terra

Foto: Divulgação

STF julga envolvimento de Júlio Campos em dois homicídios por disputa de terra
Consta na pauta de julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) desta terça-feira (14) a apreciação do agravo regimental no Inquérito (INQ) 3162, de relatoria do ministro Marco Aurélio, no qual se investiga o envolvimento do ex-deputado federal Júlio José Campos (DEM-MT) na prática de dois homicídios ocorridos em 2004, supostamente relacionados à posse de terras em Mato Grosso.

Leia mais:
Pio aponta omissão da OAB-MT sobre investigações da Copa por atrelamento político a Faiad


Na ocasião, Antônio Ribeiro e Nicolau Haraly foram assassinados no Guarujá, no litoral paulista. De acordo com o inquérito, os crimes teriam acontecido para ocultar a transferência da propriedade para Nauriá Alves de Oliveira e Delci Baleeiro Souza, dois “laranjas”. Campos é suspeito de ser o mandante dos crimes para se apropriar da área rica em minerais (ouro e diamantes).

Conforme a defesa de Campos, os funcionários não eram laranjas. Eles teriam emprestado seus nomes, por "questões contábil e fiscal”, para a terra ser transferida do nome de Antônio Ribeiro para o do deputado. O inquérito tramita no STFdesde abril de 2011.

Depois da transferência e antes dos crimes, a família de Ribeiro passou a reclamar de suposta fraude na documentação. A defesa nega qualquer falsificação de documentos e alega que as terras foram entregues por Ribeiro porque ele tinha dívida com o deputado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet