Olhar Jurídico

Quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Notícias / Política de Classe

Pio da Silva recorre à Justiça para obter informações da CAA-MT

Da Redação - Arthur Santos da Silva

24 Nov 2015 - 17:15

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Pio da Silva recorre à Justiça para obter informações da CAA-MT
Pio da Silva, candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso, protocolizou uma ação na Justiça Federal, no dia 23 de novembro, para que obtenha acesso às contas do também candidato Leonardo Campos, no período em que este presidia Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-MT). Segundo o advogado, os documentos estão sendo omitidos pela atual gestão, dificultando a clareza de gastos.

Leia mais:
Candidatos à presidência da OAB 'trocam farpas' em debate e prometem mudanças; Veja como foi


Conforme o postulante ao cargo, um procedimento na Caixa de Assistência foi interposto, porém, respostas formais não foram obtidas. Ainda segundo o advogado, a falta de acesso à prestação de contas seria arquitetada pelo próprio Leonardo Campos. Em sua defesa, a assessoria da entidade alega que já providenciou os documentos

“Em 13 de outubro, eu, Pio da Silva, protocolei na Caixa de Assistência dos Advogados, um pedido requerendo cópia de prestação de contas dos últimos cinco anos, incluindo toda documentação que se fizer necessária para a comprovação das receitas e despesas realizadas”, afirmou o candidato.

Segundo Pio da Silva, a falta de resposta da Caixa fere diversas normas da legislação, entre elas a Lei de Acesso à Informação, que prevê prazo máximo de 20 dias.

“Diante desse não cumprimento, que é um direito meu, eu entrei na Justiça Federal ontem e protocolei um mandado de segurança, com pedido de liminar, contra o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, e presidente dos últimos seis anos foi o doutor Leonardo Campos. Então eu quero a documentação de todo período. Como é ele ainda, apesar dele (Leonardo Campos) estar afastado, mas só cumpre com determinação dele, a lei de acesso a informação está sendo descumprida”.

A eleição do novo presidente da OAB-MT acontece no dia 27 de novembro. Dos 15 mil advogados ativos, de acordo com a OAB, só têm direito a voto os que estão adimplentes com o órgão - aproximadamente 9,7 mil advogados.

Outro lado
A Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso se manifestou por meio de nota. Confira:

A Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT) vem, por meio desta, informar que desde o dia 03 de novembro do corrente ano, encontra-se disponível a documentação solicitada pelo Dr. Izonildes Pio da Silva.

Os documentos - que aguardam a retirada pelo solicitante - contém cópias das prestações de contas da CAA/MT dos anos de 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014 conforme solicitado, bem como o lotacionograma especificando detalhadamente as informações pedidas.

Importante informar que o requerimento do Dr. Izonildes Pio da Silva foi protocolizado em 13 de outubro de 2015 junto a esta Caixa de Assistência. O mesmo estipulou o limite de 20 dias para disponibilização das informações; prazo este cumprido pela Diretoria da CAA/MT.

4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Jurídico. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Jurídico poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • José
    25 Nov 2015 às 10:42

    Camisa bonita em Fernandinho?

  • Chico
    25 Nov 2015 às 10:37

    Pioooo! que luxo sua gravata!!! combinando total!! ullllllll

  • Katia Regina
    25 Nov 2015 às 09:20

    Eu entendo que o momento não é de ficar apurando contas do passados e sim divulgar sua chapa e suas propostas de trabalho. Caso o candidato vença as eleições, aí sim, ele vai a fundo nas investigações e divulga a sociedade, se for o caso, os atos ilicitos do atual Pres. da CAA.

  • thiago
    25 Nov 2015 às 08:12

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

Sitevip Internet