Olhar Jurídico

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

2014

Tribunal vai ampliar voto biométrico em Mato Grosso

Foto: Reprodução

Tribunal vai ampliar voto biométrico em Mato Grosso
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso dá início nos próximos dias a estudos sobre a possibilidade de aumentar o número de municípios que terão o voto biométrico, via impressão digital do eleitor junto ao equipamento eletrônico, nas eleições estaduais e federais de 2014.

A informação e do presidente do TRE-MT, desembargador Rui Ramos, que esteve em Brasília nesta terça-feira (6.11) para acompanhar no Tribunal Superior Eleitoral a divulgação do balanço das eleições 2012.

"Vou determinar esta análise mesmo que meu mandato a frente do tribunal se encerre no mês de abril de 2013", garantiu.

Rui Ramos explica que a biometria tem sido utilizada quando o percentual de eleitores chega próximo de 80% da população de cada município. Ele argumenta que o sistema permite aos tribunais ter absoluta certeza de quem são os eleitores.

"O voto biométrico evita fraudes, falsificações, como por exemplo, quando alguém se dirige a um local de votação com uma CNH falsa. Além disso, o método enxuga em até dois terços o número de inscrições irregulares", sustenta.

O sistema alcançou nesse pleito mais de 7,7 milhões de pessoas em 299 municípios do país. Nove municípios do Estado adotaram o sistema desde 2009.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet