Olhar Jurídico

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Geral

posse

Desembargador mato-grossense assume o comando do Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto

Desembargador mato-grossense assume o comando do Tribunal Regional Federal da 1ª Região
A assinatura do ato de posse dos novos dirigentes do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) para o biênio 2020-2022 foi realizada na tarde desta sexta-feira, dia 17 de abril. Assumiu a Presidência o desembargador federal I’talo Fioravanti Sabo Mendes.

Leia também 
Audiência de conciliação no STF sobre dívida de Mato Grosso com a União é marcada


O novo presidente é irmão do juiz Yale Sabo Mendes e primo do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, do ex-defensor publico geral do Estado, Djalma Sabo Mendes Júnior e do juiz Francisco Alexandre Ferreira Mendes Neto

Natural de Diamantino (182 km de Cuiabá), I’talo Fioravanti tomou posse como desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) em 07 de agosto de 1998 pelo quinto constitucional. Bacharelou-se em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) em 1983; realizou Mestrado em Direito e Estado pela UnB, em 1987, e Doutorado em Direito, Estado e Constituição, também pela UnB, em 2008.

Iniciou sua carreira como advogado militante, tendo sido advogado da Consultoria Jurídica do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) entre 1983 e 1984. Em 1º/10/1984 tomou posse como procurador da República com exercício na Procuradoria da República do Distrito Federal. Foi membro da delegação brasileira que negociou os termos do Tratado de Extradição entre a República Federativa do Brasil e o Reino Unido, em Londres, de 23 a 25 de fevereiro de 1994. Até o ano de 1998 exerceu o cargo de procurador regional da República da 1ª Região e atuou também na Procuradoria-Geral Eleitoral.No Tribunal

Federal da 1ª Região, foi coordenador-geral dos Juizados Especiais Federais, membro do Conselho de Administração, vice-diretor da Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf) e diretor da Revista do Tribunal Regional da 1ª Região. Exerceu, ainda, no TRF1 a Presidência da Segunda Seção e a Presidência da Quarta e da Oitava Turmas, foi membro do Comitê Gestor da Justiça Federal, da Comissão de Jurisprudência e da Comissão Permanente de Regimento do TRF 1ª Região. Exerceu, no biênio 2016-2018, o cargo de vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Atuou de 2014 a 2016, como membro titular do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal. I´talo Mendes também é professor adjunto da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), onde ministra as disciplinas Teoria Geral do Processo e Processo Civil, e professor da Escola da Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf).

No cargo de vice-presidente foi empossado o desembargador federal Francisco de Assis Betti, e como corregedora regional da Justiça Federal da 1ª Região, a desembargadora federal Ângela Maria Catão Alve.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet