Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

"Conte até 10"

Campanha do CNMP será lançada em Mato Grosso dia 13

Foto: Reprodução

Campanha do CNMP será lançada em Mato Grosso dia 13
O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) lançou nesta quinta-feira (08.11), em Brasília, a campanha "Conte até 10. Paz. Essa é a atitude". Pretende-se, com a iniciativa, combater os homicídios cometidos por impulso e por motivos fúteis. Na próxima terça-feira (13.11), o Ministério Público do Estado de Mato Grosso fará o lançamento da referida campanha em Cuiabá, às 9h, na Escola Estadual Cesário Neto.

De acordo com levantamento realizado pelo CNMP em 16 Estados, mais de 50% dos crimes de homicídio resultam de ações impulsivas ou são cometidos por motivos fúteis. Em Cuiabá e Várzea Grande, no ano de 2011, 47,13% dos homicídios com identificação de causa provável foram por impulso ou motivo fútil. No primeiro semestre de 2012, o índice subiu para 53,28%.

CNMP lança ação para diminuir ‘homicídios por impulso’

“Em Cuiabá, decidimos lançar a campanha na Escola Estadual Cesário Neto, que enfrentou sérios problemas relacionados à violência. A ideia é promover visitas mensais às escolas públicas para tratar do tema da campanha”, ressaltou o procurador-geral de Justiça, Marcelo Ferra de Carvalho.

Segundo ele, o Ministério Público Estadual firmou várias parcerias com emissoras de TVs e jornais da Capital para veiculação da campanha. “Recebemos o apoio de várias veículos de comunicação que contribuirão de forma significativa para massificação da campanha”, acrescentou o procurador-geral de Justiça.

REPERCUSSÃO: Segundo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a articulação dos órgãos de estado, do sistema de Justiça e da sociedade civil é essencial no combate à violência. "Só assim será possível substituir a cultura de violência por uma cultura de paz", disse. Para Ophir Cavalcante, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), "a campanha 'vai pegar', pela relevância, oportunidade e inteligência com que aborda o tema".

No lançamento nacional da Campanha, o presidente do CNMP, Roberto Gurgel, destacou que um número significativo dos crimes de homicídio decorre de ações impulsivas ou de motivos fúteis. "São crimes que destroçam as famílias das vítimas e do autor e que poderiam ser evitados", completou a conselheira Taís Ferraz, coordenadora do Grupo de Persecução Penal da Enasp. "A ideia foi realizar uma campanha que prestigiasse e valorizasse a vida", disse ela.

Segundo ela, as estrelas da campanha – os campeões mundiais de UFC Junior Cigano e Anderson Silva e os judocas medalhistas olímpicos Sarah Menezes e Leandro Guilheiro – foram convidados por que são atletas que cultivam uma atitude de paz em suas vidas pessoais.

A solenidade de abertura incluiu a exibição das peças da campanha e dos depoimentos gravados dos atletas, que participaram da campanha sem cobrar cachê. "As pessoas às vezes confundem as coisas e pensam que o esporte de luta é violência e agressão. Pelo contrário, é educação e disciplina", afirmou Sarah Menezes, durante o lançamento.

A campanha "Conte até 10. Paz. Essa é a atitude" será veiculada até março do ano que vem. O material de divulgação inclui jingles de reggae, rap, sertanejo e funk, anúncios para jornais e revistas, ações em mídias digitais e rede sociais e game online, em fase de desenvolvimento. O material será veiculado, inicialmente, por mais de 26 emissoras de televisão nacionais e regionais, abertas e a cabo, 115 rádios em todo o país, 35 revistas e 40 jornais, além de portais de internet e mídias alternativas (cinemas, mídia indoor, etc).

Também está em produção, em parceria com o Ministério da Educação, uma cartilha educativa que tem como objetivo orientar professores sobre como tratar o tema da violência em sala de aula. O material será distribuído em todo o Brasil a partir de 2013

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet