Olhar Jurídico

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

eleições 2022

MP pede à Polícia Federal abertura de inquérito contra Ulysses Moraes por divulgação de fatos inverídicos

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

MP pede à Polícia Federal abertura de inquérito contra Ulysses Moraes por divulgação de fatos inverídicos
Ministério Público (MPF) requereu que a Polícia Federal (PF) instaure inquérito para apurar divulgação de fatos inverídicos pelo deputado estadual e candidato ao cargo de deputado federal, Ulysses Moraes (PTB). Pedido é datado do dia 21 de agosto.

Leia também 
Tribunal de Justiça anula contrato de venda de terreno no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

 
Informação consta em parecer sobre ação que determinou suspensão de vídeo citando a deputada federal em busca de reeleição, Rosa Neide (PT). No vídeo, segundo o MPF, a pretexto de fazer campanha de arrecadação de recursos para sua candidatura, de forma dissimulada e descontextualizada, Ulysses tenta, subliminarmente, influenciar o eleitorado a pensar que Rosa Neide teria utilizado em sua campanha eleitoral 2018 verba pública que seria destinada para a educação.
 
Ocorre que o fundo eleitoral, destinada a todos os partidos, tem finalidade específica e deve ser utilizada durante a campanha eleitoral. Ou seja, ao fazer menção de que recursos públicos foram utilizados por Rosa Neide em sua campanha, sem especificar que se trata do fundo eleitoral utilizado, Ulysses tem o objetivo levar a erro o eleitorado.
 
Liminar foi concedida, determinando a suspensão da divulgação do vídeo. No mérito, parecer do Ministério Público requer a confirmação da liminar, impondo multa eleitoral. MPF requer ainda “a remessa de cópia integral à Polícia Federal para instauração de Inquérito Policial para apurar o crime previsto no artigo 323, do Código Eleitoral”.
 
O artigo 323, do Código Eleitoral, versa divulgação de fatos inverídicos. Parecer é assinado pela procuradora regional eleitoral auxiliar de propaganda, Vanessa Cristhina Marconi Zago Ribeiro Scarmagnani.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet