Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

ação de impugnação

MP questiona na Justiça registro de candidatura de Toninho de Souza

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

MP questiona na Justiça registro de candidatura de Toninho de Souza
Ministério Público de Mato Grosso (MPE) propôs ação de impugnação de candidatura em face de Toninho de Souza (PSD), que busca uma vaga na Assembleia Legislativa (ALMT). O caso será discutido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) em sessão plenária do dia 30 de agosto.

Leia também 
Banca divulga local de prova e documentos necessários para o concurso do TRT

 
Conforme Informação preliminar da Justiça Eleitoral, falta ao candidato impugnado uma das condições de elegibilidade, mais especificamente a quitação eleitoral. “De fato, depreende-se da documentação apresentada que o candidato não está quite com a Justiça Eleitoral em virtude de multa eleitoral , o que inviabiliza a emissão de Certidão de Quitação Eleitoral” diz trecho da ação de impugnação.
 
Ainda segundo o Ministério Público, “consta no requerimento de registro de candidatura a declaração do candidato de que ele é da cor/raça parda. No entanto, nas eleições de 2020, ele se auto declarou da cor/raça branca”.
 
Considerando que se trata de indício de falha no requerimento de registro de candidatura a divergência de cor/raça, O MPE requereu a intimação do candidato para esclarecer a situação. Após regular trâmite processual, órgão pediu para que seja indeferido o pedido de registro de candidatura de Toninho de Souza.
 
Defesa
 

A defesa do candidato se manifestou no processo afirmando que Toninho se encontra “em dia com a justiça eleitoral, uma vez que a multa foi devidamente parcelada”.
 
Sobre a declaração de cor/raça, candidato salientou que a divergência ocorreu por erro material, requerendo “que seja realizado a retificação na declaração da cor do candidato devendo constar: COR: BRANCA”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet