Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

ex-presidente

Carlos Alberto afirma que 'acordo' para ser vice do TJ foi quebrado por Sebastião

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Carlos Alberto afirma que 'acordo' para ser vice do TJ foi quebrado por Sebastião
O desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha comentou nesta terça-feira (25) a decisão de desistir do pleito pela vice presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Conforme esclarecido, a desistência ocorreu após o desembargador Sebastião de Moraes Filho quebrar suposto acordo entre os magistrados.

Leia também 
Magistrado manda reitor apagar pichação com nome de Lula em bloco da UFMT

 
Segundo Carlos Alberto, norma disciplina as eleições no Poder Judiciário. “Nós tínhamos um consenso quanto ao menu nome, de ser candidato a vice. Mas a nossa lei, a Loman (Lei Orgânica da Magistratura Nacional), ele é feita em 79, talvez a lei mais retrograda que nós temos até hoje. E ela diz o seguinte: quem é desembargador pode ocupar dois cargos de direção ou um de presidente. Você pode ser vice e presidente, corregedor e presidente. Eu fui presidente, direto, não posse ser mais nada”.
 
Há possibilidade de concorrer novamente a cargo de diretoria apenas em caso de candidatura única. Carlos Alberto afirma que havia um consenso pelo seu nome. O acordo, porém, foi quebrado por outro desembargador.
 
“Eu tinha um consenso. Esse consenso é o que: eu só posso ser candidato se ninguém for candidato, eu sou candidato único. E teve um candidato que não retirou. Desembargador Sebastião de Moraes. Como ele não retirou, desembargadora Erotides (Maria Erotides Kneip) e Luiz Ferreira também não retiraram e eu não pude ser candidato. Os outros dois retirariam (Maria Erotides e Luiz Ferreira)”, salientou.
 
A eleição foi realizada no dia 13 de outubro, em sessão do Tribunal Pleno. A desembargadora Clarice Claudino Da Silva foi eleita presidente. Para a vice-presidência foi eleita a desembargadora Maria Erotides Kneip e para corregedor-geral da Justiça, o desembargador Juvenal Pereira da Silva.
 
No pleito a vice, o desembargador Sebastião, nome que supostamente quebrou acordo, recebeu apenas um voto. Na ocasião, Sebastião desabafou: “Judas , antes de trair Jesus Cristo, fez estágio no Tribunal de Justiça”.
 
Expectativa
 

Carlos Alberto comentou ainda sobre as expectativas em relação à futura gestão. “Clarice é uma pessoa sensata, trabalha na conciliação há muitos anos, coordena a conciliação do Poder Judiciário. Uma pessoa muito tranquila, muito calma, vai fazer um excelente trabalho na presidência”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet