Olhar Jurídico

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Geral

biênio 2023-2025

Empossado novo PGJ, Deosdete Cruz garante atuação resolutiva do MPE e reafirma boa relação com o Governo do Estado

Foto: Jana Pessôa/Unaf

Empossado novo PGJ, Deosdete Cruz garante atuação resolutiva do MPE e reafirma boa relação com o Governo do Estado
Deosdete Cruz Júnior foi prestigiado nesta quinta-feira (9) na cerimônia que o empossou como novo Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado (MPE), para o biênio 2023-2025. Ele foi o candidato mais votado na disputa pela procuradoria e, liderando a lista tríplice, foi nomeado pelo governador do Estado, Mauro Mendes.

Leia mais: 
Novo PGJ afirma que operação da Polícia Civil é mais um indicativo sobre necessidade de intervenção na Saúde
 
Ao assumir o cargo máximo do MPE, Desdete afirmou que para garantir uma atuação mais proativa e resolutiva da instituição, priorizará métodos autocompositivos. Ele pretende ampliar o Núcleo Estadual de Autocomposição (NEA) visando proporcionar aos seus pares de justiça o suporte adequado para alcançar as metas estabelecidas.

"Em 2022, tivemos em torno de 26 mil ações judiciais propostas e cerca de cinco mil acordos firmados no âmbito cível e criminal. O fortalecimento da política autocompositiva possibilitará a ampliação do número de acordos celebrados, proporcionando maior celeridade à resolução das demandas", ressaltou Desdete Cruz Júnior.

Sobre a autocomposição, Deosdete ainda destacou a boa relação que exercerá com o governo. Em relação a Mauro Mendes, ele afirmou que o governador é um homem público que preza pela democracia e autonomia do Ministério Público. "Parabenizo pelo êxito de ter colocado as contas públicas em ordem, condição que é indispensável para proporcionar esses investimentos em Infraestrutura e na qualidade dos serviços públicos", disse o novo chefe do MPE.

Também serão prioridades da sua gestão o fortalecimento do combate às organizações criminosas, aos crimes contra crianças, adolescentes e idosos, o fomento ao trabalho de prevenção de danos ao erário, a execução de um programa transversal de defesa das vítimas, o enfrentamento à insegurança alimentar.

"O Ministério Público brasileiro é, sem sombra de dúvidas, uma das principais instituições que devem velar pela defesa dos direitos sociais e individuais indisponíveis e pela garantia da democracia em nosso país. A nossa gestão será plural, com a participação e contribuição coletiva, focada em resultados objetivos e alinhada com a escuta das principais demandas da sociedade", assegurou.

O procurador-geral adiantou que em relação à área administrativa, pretende instituir programa de capacitação permanente e implantar um escritório de governança de dados para gerar produtos e diretrizes para a tomada de decisões. Pretende, ainda, fortalecer o laboratório de inovação como catalisador de novos métodos e ferramentas de boas práticas institucionais de transformação social.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet