Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

TRE

Entrega de honrarias e lançamento de livro marcam os 90 anos da Justiça Eleitoral em Mato Grosso

Foto: TRE-MT

Entrega de honrarias e lançamento de livro marcam os 90 anos da Justiça Eleitoral em Mato Grosso
Para comemorar os 90 anos de trabalho que dá resultado, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) entregou honrarias aos magistrados, autoridades, instituições e eleitores que compõem a história da justiça eleitoral em Mato Grosso, na noite desta terça-feira (25). Além disso, foi lançado livro comemorativo dos anos de existência do tribunal. 

Leia mais
Gilmar Mendes restabelece pensão a Bezerra e manda pagar valores retroativos


A entrega das honrarias foi instituída pelo Pleno do TRE-MT, por meio da Resolução nº 2.723, de 28 de julho de 2022, com o objetivo de celebrar o importante marco de 90 anos da Justiça Eleitoral mato-grossense, completados em 11 de novembro do ano passado. A indicação dos contemplados foi motivada pelo reconhecimento às valorosas contribuições para o fortalecimento do ideal democrático.

O presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, ressaltou que esta foi mais uma etapa finalizada com sucesso. “O Tribunal Regional Eleitoral de hoje, laureado com o Selo Diamante do Prêmio CNJ de Qualidade, é fruto do abnegado trabalho em prol de uma sociedade fraterna, igualitária e plural, garantidor da legitimidade, transparência e celeridade do processo eleitoral”.

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, recebeu a honraria, em nome do Poder Executivo Estadual, das mãos do presidente do TRE-MT e ressaltou a contribuição do Tribunal ao processo democrático do país e do estado. Para Mauro, foi uma honra receber a homenagem em nome do executivo estadual. 

Em nome do Poder Legislativo de Mato Grosso, a presidente em exercício da Assembleia Legislativa (ALMT), deputada estadual Janaína Riva, também recebeu a honraria e assegurou as várias parcerias estabelecidas entre a casa de leis e o TRE ao longo dos anos. Destacou a relação harmoniosa desta relação e apontou que isso é fruto do bom relacionamento entre as instituições, especificamente na figura do presidente do TRE, desembargador Carlos Alberto Alves Rocha que, segundo ela, é "mestre nisso". 

Também receberam as honrarias, a superintendente da Polícia Federal em Mato Grosso, Lígia Neves Azis Lucindo; o comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, representando o Exército Brasileiro, general Kurt Everton Werberich; o capitão de Fragata Jorge Henrique Correia de Sá, neste ato representando a Marinha do Brasil; coronel PM Franciane Siqueira Chaves, representando a Polícia Militar de Mato Grosso; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso; a representante da TV Centro América (TVCA), Ana Paula Carvalho; e o representante da empresa Pró-Ótica, Nelson Pimenta Carneiro dos Santos.

Após estas entregas, o presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha entregou à vice-presidente e corregedora regional eleitoral, desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho, a honraria em alusão aos 90 anos do TRE-MT. Da mesma forma, a desembargadora entregou a honraria ao presidente.

Em seguida, foram homenageados os juízes-membros do Tribunal, Luiz Octávio Oliveira Saboia Ribeiro, José Luiz Leite Lindote, Jackson Francisco Coleta Coutinho, Eustáquio Inácio de Noronha Neto, bem como os juízes-membros substitutos, Sebastião de Arruda Almeida, Ana Cristina Silva Mendes, Fábio Henrique Rodrigues de Moraes Fiorenza, Abel Sguarezi e Pérsio Oliveira Landim. A procuradora regional eleitoral substituta, Ludmilla Bortoleto Monteiro, representando o procurador regional eleitoral, Erich Raphael Masson, também recebeu a honraria.

As honrarias pelos 90 anos do TRE-MT foram entregues, ainda, ao desembargador Marcos Machado, à desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, e à desembargadora Serly Marcondes Alves, representada por sua filha, Ticianna Marcondes Alves Franco, além dos desembargadores Orlando de Almeida Perri, Rubens de Oliveira Santos Filho, Leônidas Duarte Monteiro, Juvenal Pereira da Silva, Maria Helena Gargaglione Póvoas, Márcio Vidal, Gilberto Giraldelli, Paulo da Cunha, Luiz Ferreira da Silva e Sebastião Barbosa Farias; e dos juízes Bruno D’oliveira Marques, Antonio Veloso Peleja Júnior, Gilberto Lopes Bussiki e Jurandir Florêncio de Castilho Júnior, que também recebeu a honraria in memoriam de seu pai, desembargador Jurandir Florêncio de Castilho.

A mesária mais jovem das Eleições 2022, Maria Eduarda de Fátima Correa Sigarini; a eleitora da Comunidade Quilombola Mata Cavalo, Escolástica Maria da Silva; o eleitor mais longevo que votou nas Eleições 2022, Octávio Octaviano Da Silva Pereira; e a eleitora mais jovem a votar nas Eleições 2022, Raquel De Toni Cruz, também foram homenageados.  

Entre os(as) servidores, foram homenageados(as) Benedito Franco de Lima Júnior, Benjamin José Ojeda, Divino Alexandre de Souza, Mauro Sérgio Rodrigues Diogo, Cristiane Manzano Manoel, Breno Antonio Sirugi Gasparoto, Andréa Martins de Oliveira, Hernandésio de Lima, André Régis Emídio Carlos Luanga Ribeiro Lima, Tânia Yoshida de Oliveira, Carlos Henrique Cândido, Daniel Ribeiro Taurines e Valmir Nascimento Milomen dos Santos. Também foram conferidas, In Memoriam, homenagens ao ex servidor Edivaldo Vieira de Araújo, entregue à sua esposa, Lynei Maria Araújo; e à ex servidora Maria da Glória de Moura Muller, recebida pelo seu filho, Guilherme Frederico de Moura Müller.

Livro comemorativo

A autora da obra Evolução Histórica da Justiça Eleitoral Mato-grossense (1932-2022), historiadora Elizabeth Madureira, destacou os esforços da gestão em preservar a memória. “Um livro publicado permanece para sempre, podendo ser acessado por décadas e séculos. Louvo a iniciativa do TRE-MT em editar esse livro comemorativo, que complementa o anterior, que foi de 1932 a 2012, por ocasião do octagésimo aniversário da Justiça Eleitoral”.

Ainda em comemoração pelos 90 Anos do TRE-MT, os(as) homenageados(as) e convidados(as) foram presenteados(as) com um exemplar do livro comemorativo, contando com sessão de autógrafos da autora.

(Com informações da assessoria)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet