Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

SUPOSTA COMPRA DE VOTOS

Justiça indefere pedido de Abílio para cassar chapa de Emanuel Pinheiro

Foto: Rogério Florentino

Justiça indefere pedido de Abílio para cassar chapa de Emanuel Pinheiro
A juíza Suzana Guimarães Ribeiro, da 39ª Eleitoral de Cuiabá, indeferiu nesta quinta-feira (13) um pedido do agora deputado federal e então candidato a prefeito de Cuiabá em 2020, Abílio Brunini (PL), para cassar a chapa do prefeito Emanuel Pinheiro (PL) e do vice-prefeito José Roberto Stopa (PV).

Leia também
Vídeos mostram motorista que causou morte de família na MT-208 bebendo antes do acidente; ministro mantém prisão

Segundo a denúncia da coligação de Abílio, o prefeito e o vice-prefeito teriam supostamente comprado votos, quando  no referido pleito, dois cabos eleitorais de Emanuel foram foram flagrados pela Polícia Militar com material de campanha e dinheiro em espécie, no total de R$ 538,00, dividido em notas de pequeno valor, “supostamente utilizado para realizar compra de votos em benefício dos representados”. 

A coligação do então candidato diz ainda que os materiais apreendidos juntamente com as declarações dos cabos eleitorais tornam evidente a prática da captação ilícita de sufrágio, ou seja, compra de votos. 

Os representados contestaram a versão de Abílio, alegando ilegitimidade, por não haver provas de que anuíram, consentiram ou tiveram ciência do fato narrado pelos Representantes, requerendo a extinção da ação sem resolução do mérito.

Na decisão, a juíza disse que, no presente caso, embora o fato realizado possa ter beneficiado os representados, conforme consta nos autos, não é possível comprovar que houve a participação da dupla ou que pelo menos estavam cientes da conduta realizada por eles no dia das eleições.

“Pelo exposto, em vista das razões fáticas e jurídicas expostas, julgo improcedente a ação proposta em face dos representados, e por consequência deixo de aplicar multa, bem como, indefiro o pedido de cassação dos diplomas de Emanuel Pinheiro e José Roberto Stopa”, decidiu a juíza. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet