Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Administrativo

OBRAS DA COPA DO MUNDO

TCE pode solicitar que MPE acione Maurício Guimarães por improbidade administrativa

Foto: Darwin Júnior/OC

Secretário da Secopa, Maurício Guimarães, pode ser acionado pelo TCE

Secretário da Secopa, Maurício Guimarães, pode ser acionado pelo TCE

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Antonio Joaquim, anunciou que poderá oficiar o Ministério Público Estadual (MPE) para que acione o secretário Maurício Guimarães, em uma ação de improbidade administrativa, caso não apresente em 72 horas todas as informações do andamento físico e financeiro das obras da Copa do Mundo  de 2014.

O anúncio foi feito na sessão plenária do TCE desta terça-feira (23). Segundo o conselheiro, as contas relativas aos meses de fevereiro e março da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) ainda não foram encaminhadas ao Tribunal.

Fiemt envia defesa para STF em ação de inconstitucionalidade movida por São Paulo

MPE recorre ao STJ contra decisão que libertou acusado de mandar matar adolescente


O relator observou que a ausência de informações impede a elaboração de relatórios mensais sobre o andamento físico e financeiro das obras da Copa do Mundo em Cuiabá e Várzea Grande. "A sonegação de informações passa a impressão de intimidação e o TCE não pode admitir esse tipo de atitude", assinalou.

Conforme o conselheiro, apesar de a Secopa ter conseguido dilação de prazos e garantido que lançaria no Sistema GeoObras as informações de fevereiro e março, até o dia 20 de abril, não foram lançadas.

As medidas anunciadas servem para preservar a autoridade e a credibilidade do Tribunal de Contas de Mato Grosso, explicou o conselheiro Antonio Joaquim. Sua decisão contou com aprovação do presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli.

Na segunda-feira (22), o conselheiro Antonio Joaquim foi acionado pela Secretaria de Controle Externo de Obras e Serviços de Engenharia do TCE-MT, com proposta de representação interna.

As providências a serem tomadas pelo relator podem incluir a aplicação de multas.

Outro lado


A reportagem procurou o secretário Maurício Guimarães, que estava em reunião, e por meio de assessoria de imprensa informou que irá se pronunciar sobre o assunto em momento oportuno.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet