Olhar Direto

Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Notícias | Universo Jurídico

Caso Marchett

Julgamento para definir posse da fazenda Três Irmãos é adiado pelo TJ

A decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) em adiar o julgamento foi proferida no último dia 23.

O julgamento que deveria concluir o processo de posse das terras da família de José Carlos Machado Araújo, o Zezeca, assassinado em dezembro de 2000, por meio da ação rescisória protocolada pelos compradores da propriedade - Agropecuária Marchett - foi adiado.


A decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) em adiar o julgamento foi proferida no último dia 23. O pedido de adiamento partiu da família Marchett, que alegou troca de advogado e que o novo profissional contratado ainda precisaria tomar conhecimento do processo.

Uma nova data deverá ser marcada na próxima sessão do TJ-MT, que poderá ser realizada na primeira quinzena de agosto. Esta é a segunda vez que o julgamento é adiado. A primeira foi em junho.

O caso dos irmãos Araújo, de grande repercussão estadual e nacional, teve sua primeira etapa marcada pela negociação da Fazenda Três Irmãos, com uma área de 2.175 hectares, localizada na divisa dos municípios de Rondonópolis e Itiquira, na região conhecida como Mineirinho, distante 70 quilômetros de Rondonópolis, em direção a Campo Grande-MS, de propriedade dos irmãos Brandão de Araújo Filho e José Carlos Machado Araújo, o Zezeca.

Em 1988, Zezeca e sua esposa Nilma venderam a fazenda para a Agropecuária Marchett Ltda, de propriedade de Sérgio João Marchett. O pagamento seria feito em parcelas, conforme contrato, sendo que um sinal seria pago no ato da compra.

No entanto, o pagamento da parcela seguinte não aconteceu e um acordo verbal para prorrogar este pagamento foi firmado entre Zezeca e Sérgio Marchett. Além do descumprimento contratual, os compradores entraram com uma ação judicial contra Araújo e sua esposa, requerendo a escritura da fazenda.

A sentença da ação negou a propriedade da fazenda à Marchett e deu vitória a Araújo. Após 20 anos da celebração do negócio, a Agropecuária Marchett ainda briga na Justiça pela posse das terras, por meio de uma ação rescisória contra a decisão, a qual tramita no TJ-MT e teve seu julgamento adiado.

Os crimes

O fazendeiro Brandão de Araújo Filho foi executado a tiros de pistola 9 mm no dia 10 de agosto de 1999, no Centro de Rondonópolis. Em 28 de dezembro de 2000, seu irmão José Carlos Machado Araújo, conhecido como Zezeca, foi morto a tiros de pistola 9 mm também, no Centro de Rondonópolis, em plena luz do dia.

Os assassinatos repercutiram em todo o Estado de Mato Grosso. Os crimes foram motivados pela disputa pela Fazenda Três Irmãos. Em 2003, o ex-cabo da Polícia Militar, Hércules de Araújo Agostinho, assumiu a autoria das mortes e apontou como co-executores o ex-soldado da PM/MT Célio Alves, o ex-sargento da PM/MT, José Jesus de Freitas e o capitão da PM/MT, Marcos Divino.

Hércules apontou também a família Marchet – Sérgio Marchett e sua filha Mônica Marchett - como mandantes do crime, assim como também concluiu o inquérito policial.

A reconstituição dos assassinatos foi feita com a participação do ex-PM Hércules e não houve incompatibilidade entre as informações dadas por ele em seus depoimentos e a reconstituição dos fatos. Da mesma forma, os ferimentos encontrados em ambas as vítimas são compatíveis com a arma utilizada por Hércules, uma pistola 9 mm.

Uma das provas que incriminam os mandantes da família Marchett foi a entrega de um veículo Gol, de propriedade da Sementes Mônica, cujo documento de transferência foi assinado pela acusada Mônica Marchett, ao ex-soldado da PM Célio Alves, apontado como cúmplice de Hércules.

Marchett ainda não foi citado no processo que está sendo acusado desde 2003. Um dos grandes problemas da demora processual se dá pelo fato de que o acusado Sérgio Marchett reside na Bolívia e tem cidadania boliviana.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet