Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Bairros

Moradores denunciam obras do PAC com várias irregularidades na capital

Foto: Olhar Direto

Moradores denunciam obras do PAC com várias irregularidades na capital
Pelo menos 40 denúncias de irregularidades nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de Cuiabá foram comunicadas na tarde desta quarta-feira por líderes comunitários de diversos bairros ao secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) em Mato Grosso, Carlos Augusto Ferraz. Entre elas está a ausência diária de engenheiros no acompanhamento das execuções das obras, bem como a falta de informações nas bases do projeto, que não teriam recebido comunicado prévio sobre como as obras seriam conduzidas.

 
Além disso, os moradores apontaram problemas de tubulação relatando que a instalação está sendo feita inadequadamente, em alguns bairros, podendo ocasionar  rompimento devido a compactação. Todas as denúncias são referentes a situações ocorridas este ano.

As informações foram levadas ao conhecimento durante uma audiência, realizada no Plenarinho da Câmara Municipal de Cuiabá, voltada para os líderes de bairros com intenção de obterem informações sobre as obras que devem ser feitas com recursos do PAC, na ordem de R$ 283 milhões. Cerca de 30 líderes participaram e contou ainda com a presença de representantes do Ministério Público Estadual (MPE).

Carlos Augusto Ferraz informou que irá investigar as denúncias e disse ainda que poderá pedir a glosa, decretando a idoneidade das empresas contratadas para os sete lotes, como também, o bloqueio dos recursos. Ressaltou que vai analisar o inquérito da Polícia Federal em relação a Operação Pacenas, que investiga as supostas fraudes nas licitações do PAC, envolvendo empresários do Consórcio Cuiabano e servidores.

Já em relação a morte dos dois operários, no último mês, no bairro Jardim Araçá, em Cuiabá, enquanto trabalhavam nas obras do PAC, Ferraz disse que está sendo analisado e investigado. A Prefeitura de Cuiabá abriu uma sindicância interna para apurar o caso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet