Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

Eleições 2014

Somente eleitores de Cuiabá terão direito ao voto em trânsito em Mato Grosso

Foto: Alessandro Shinoda/Folhapress

Somente eleitores de Cuiabá terão direito ao voto em trânsito em Mato Grosso
Os 400.130 mil eleitores de Cuiabá terão direito ao voto em trânsito nas eleições de 2014. Em sessão realizada na terça-feira (17) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que o voto em trânsito passará a valer nas eleições do ano que vem nas cidades com mais de 200 mil eleitores.

No último pleito, o eleitor podia votar em trânsito apenas nas capitais. A mudança faz parte das novas regras aprovadas, na sessão desta noite, pelo plenário do tribunal. As normas serão aplicadas nas eleições do ano que vem.

O voto em trânsito foi adotado no país pela primeira vez nas eleições de 2010. A regra permite que, nas eleições presidenciais, os eleitores que estejam, no dia da votação, fora de seu domicílio eleitoral façam o pedido em algum cartório eleitoral para votar. No entanto, ele só poderá votar para eleger o presidente da República.

Eleitorado

Dados divulgados pelo TRE/MT em 2012, mostram que Mato Grosso tem 2.170.993 eleitores. Comparado a 2008, um crescimento de 177.863 eleitores.

Hoje, Mato Grosso representa 1,54% do eleitorado brasileiro. A maioria é formada por solteiros, somando 63,71% do total. Apenas 32,3% se declararam casados. Os que se declararam separados judicialmente são minoria, somando 0,99% do total. Outros 1,5% disseram ser divorciados.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet