Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

ISO 9001:2008

Tribunal de Justiça de Mato Grosso passa por auditoria

Foto: Reprodução

Tribunal de Justiça de Mato Grosso passa por auditoria
Nesta terça-feira (6 de novembro) será iniciada mais uma auditoria interna na área sistêmica do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, a qual busca a certificação ISO 9001:2008 como selo de excelência nos procedimentos desenvolvidos. Os trabalhos seguem até quarta-feira (7 de novembro) e abrangem as coordenadorias de Planejamento, Infraestrutura/Tecnologia da Informação, Recursos Humanos, Financeiro, Controle Interno e Administrativa, que compõem a área sistêmica.

Esta é a segunda auditoria realizada nesses setores e nesta etapa a equipe responsável busca verificar se as falhas encontradas anteriormente foram corrigidas e ainda averiguar se são encontradas divergências graves com as regras da certificadora, as quais poderiam impedir a certificação. Durante os trabalhos são feitas verificações por amostragem de documentos como a quantidade de tempo que eles têm que ser guardados ou quando poderão ser alterados e ainda se os servidores conhecem os procedimentos desenvolvidos na área em que atua.

Nesse sentido, de acordo com a coordenadora de Planejamento do TJMT, Vivian Arruda, a Coordenadoria de Tecnologia da Informação foi o setor que obteve o melhor resultado durante a primeira auditoria, realizada entre 22 e 25 de outubro. “Na CTI as informações necessárias quanto à certificação estavam muito claras para os servidores e inclusive para os terceirizados. O envolvimento nessa área foi tanto que eles conheciam perfeitamente até a política de qualidade da Instituição”, declara a coordenadora. Ela esclarece ainda que possuir uma certificação ISO significa ter um sistema de qualidade mapeado, padronizado e organizado. “Se os setores têm os padrões de qualidade estabelecidos e são seguidos conforme determinado pelas regras da certificadora, a probabilidade de um serviço de excelência é maior”, pontua.

Esta é a primeira vez que o TJMT busca uma certificação ISO. Os preparativos para a certificação começaram em maio deste ano e todos os passos são orientados pelo consultor Ronaldo Bottini, que além de orientar no mapeamento dos processos, proferiu palestra para os envolvidos sobre o que significa ser certificado e ainda treinou os auditores internos para garantir o sucesso da certificação.

Durante uma palestra realizada em agosto deste ano, o consultor explicou que a certificação não será para todo o TJ e sim para as seis áreas que dão suporte à coordenadoria que presta o serviço principal do TJ, a Coordenadoria Judiciária. Ele ainda lembrou que o Superior Tribunal de Justiça tem cinco certificações, cada uma com um escopo diferente.

A certificação das áreas sistêmicas está dependendo somente da contratação por licitação da empresa certificadora. No Brasil há pelo menos 30 empresas que cumprem esse papel.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet