Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

sem insumos

Cuiabá só tem insumos para água para mais 10 dias e concessionária alerta contra desperdício

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Cuiabá só tem insumos para água para mais 10 dias e concessionária alerta contra desperdício
No quinto dia do protesto dos caminhoneiros, e com escassez de combustível em vários postos de Cuiabá, a capital poderá ser impactada com a falta de insumos para o tratamento de água.  Sem um acordo com o Governo Federal, os motoristas prometem manter uma série de bloqueios por tempo indeterminado. Só em Mato Grosso, na manhã desta sexta-feira, 25, um total de 26 trechos permanecem fechados. 

 
A concessionária Águas Cuiabá informou que só possui estoque de insumos suficientes para mais dez dias.

Leia mais: 
Caminhoneiros voltam a ‘invadir’ Cuiabá e seguem para o Centro Político; greve está no quinto dia

Conforme a concessionária, em razão dos efeitos da paralisação dos caminhoneiros, serão priorizados atendimentos emergenciais, ficando suspensos pequenos reparos no sistema de abastecimento.

A orientação é que a população economize água, pois a situações pode se agravar caso o bloqueio perdure.

 
A paralisação e consequências
 
Nos pontos de concentração continuam com trânsito livre os ônibus, automóveis, motos, cargas vivas e perecíveis. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) tem feito escolta dos veículos que necessitem transpor os bloqueios.
 
Vale lembrar que o transporte coletivo de Cuiabá foi um dos afetados pela crise. A frota foi reduzida em 50% na tarde de ontem e assim deverá continuar até a chegada de combustível. Caso isto não aconteça até esta sexta-feira, o serviço pode não funcionar na segunda-feira (28), o que causaria um imenso impacto na capital mato-grossense.
 
Conforme noticiado, a paralisação também deve prejudicar o aeroporto Marechal Cândido Rondon, em Várzea Grande. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o estoque de combustível dura até a próxima terça-feira (29). A orientação é que os passageiros procurem as companhias aéreas para obter mais informações.

Na última quinta-feira, alguns donos de postos da Grande Cuiabá informaram ao Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis de Mato Grosso (Sindipetróleo) que o estoque de combustível poderia se esgotar ainda ontem. Em pelo menos cinco cidades do interior do Estado, já há falta de produtos.
 
O Sindicato das Indústrias de Frigoríficos do Estado de Mato Grosso (Sindifrigo/MT) também informou que 29 frigoríficos de bovinos, em Mato Grosso, devem parar de funcionar na próxima sexta-feira (25). No total, 23 mil trabalhadores devem ficar impedidos de exercer suas funções.

Os caminhoneiros estão passando dia e noite nos pontos de bloqueio. A comida e água que recebem, são de doações. Além disto, acrescentaram que só pretendem desmobilizar o movimento quando o problema for resolvido.

Em razão da greve dos caminhoneiros que paralisaram o transporte e o consequente bloqueio nas bases de distribuição, o abastecimento nos postos está comprometido. Com a falta de produto em alguns estabelecimentos, os usuários passam a procurar outros. Além disto, o medo de que acabe o combustível também aumenta a demanda, o que pode esgotar todas as reservas dos postos.

A mobilização foi proposta pela Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) e iniciou na manhã desta segunda-feira (21). Em razão dos pesados impostos e do baixo valor dos fretes, a categoria afirma que enfrenta uma grave crise e articula ações em todo o país para evidenciar o descontentamento com a atual política econômica. A PRF mantêm o diálogo com os caminhoneiros.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet